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Matrículas na educação profissional crescem 12,1%

Os números foram apresentados pelo MEC e Inep | Foto: MEC

De acordo com o Censo Escolar 2023, a educação profissional e tecnológica (EPT) foi a modalidade de ensino que mais cresceu na educação básica no último ano. Entre 2022 e 2023, as matrículas na EPT passaram de 2,1 milhões para 2,4 milhões, representando um aumento de 12,1%. Os números, referentes à primeira etapa da pesquisa estatística, foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira, 22 de fevereiro.

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o presidente do Inep, Manuel Palacios; e o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, destacaram o crescimento da educação profissional durante a coletiva de imprensa, na sede do MEC, em Brasília (DF). "O MEC tem discutido esse tema com as redes. Nós vamos apresentar, nas próximas semanas, uma política de indução à matrícula no ensino técnico e profissionalizante", afirmou Camilo Santana. Para ele, a iniciativa "é um atrativo para o jovem, que já sai do ensino médio com uma profissão".

O MEC tem atuado para fortalecer a EPT em todo o País. Com o objetivo de ampliar as vagas no ensino técnico de nível médio, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), serão construídas cem novas unidades de institutos federais (IFs), totalizando R$ 3,9 bilhões em repasses federais. Essa ação fomenta a interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria condições para que o ensino médio e técnico seja ofertado de forma integrada e seja uma ferramenta para gerar desenvolvimento social.

Além disso, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) está trabalhando para implementar a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), articulada com o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A Lei n. 14.645/23 estabelece prazo de dois anos para implementar a PNEPT. Nesse sentido, o MEC está propondo um Grupo de Trabalho (GT), composto por diversos ministérios e entidades nacionais com atuação na área, para definir metas, estratégias e ações a serem implementadas, além de indicadores e métricas para avaliação da política.

Segundo a pesquisa estatística, todas as modalidades da educação profissional apresentaram aumento no número de matrículas em relação ao último ano, com exceção da educação de jovens e adultos (EJA) no ensino médio.

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