Por:

Mulheres desejam ter crianças sozinhas

Encontrar um parceiro, casar-se e ter filhos. Por séculos, esse roteiro de vida norteou a existência feminina. Agora, porém, com os graduais avanços da igualdade de gênero no mercado de trabalho e o desenvolvimento das técnicas de reprodução assistida, algumas mulheres optam por fugir do script clássico.

"Geralmente, as pacientes que buscam tratamentos para se tornar mães solo estão na faixa dos 35 aos 45 anos de idade, alcançaram destaque na profissão e têm elevado nível de escolaridade", observa Dani Ejzenberg, médico especialista em reprodução assistida.

Segundo ele, nos últimos anos houve um aumento na procura por métodos como a inseminação artificial e a fertilização in vitro por mulheres com esse perfil. "Elas já representam de 5 a 10% do total de pacientes que atendo", diz.

Ainda assim, vale pontuar que a maternidade solo, na maioria das vezes, não é uma escolha. "No contexto brasileiro, ser mãe solo por opção é uma realidade de mulheres com uma condição socioeconômica privilegiada", enfatiza Thássia Emídio, professora do Departamento de Psicologia Clínica da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Por: Victória Pacheco (Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.