Por:

Braskem: desapropriação

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas (MDB) | Foto: Reprodução

O governo de Alagoas informou que vai desapropriar a área de cinco bairros de Maceió afetados pela mineração da Braskem, que hoje pertence à empresa.

O objetivo é transformar a região que compreende aproximadamente 3km² em um parque ambiental. O anúncio foi feito pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), horas após o rompimento ontem de parte da mina 18. Procurada, a Braskem ainda não comentou o anúncio.

A área dos bairros Mutange, Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e parte do Farol pertencem à Braskem. A área foi repassada após um acordo firmado entre a Prefeitura de Maceió e a empresa, prevendo uma indenização de R$ 1,7 bilhão ao município. O documento transferiu formalmente à Braskem a posse dos imóveis e da área, mas a empresa não pode edificar "para fins comerciais ou habitacionais", conforme acordo anterior, firmado em 2020, com o Ministério Público Federal (MPF).

Em live, Dantas também informou que acionou o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para fazer uma análise dos danos ambientais provocados pelo rompimento.

A reunião marcada para esta segunda-feira (11) entre o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), e o governador Dantas foi adiada. Adversários políticos, os dois ainda não se encontraram pessoalmente desde o início da crise da Braskem, em 29 de novembro.

O prefeito anunciou uma viagem à Brasília para se encontrar com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para justificar sua ausência. Caldas enviou representantes para o encontro com Dantas.

Por: Bruno Fernandes (Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.