Por:

Biodiversidade datada

Técnicos avaliam 22,5 milhões de registros da fauna e flora | Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza uma avaliação de dados sobre a biodiversidade no Brasil em 2022. Inédito, o estudo mapeou registros de ocorrência da fauna e da flora oriundos de diferentes fontes e inseridos no Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Foram analisados mais de 22,5 milhões de registros de ocorrência da fauna e da flora, provenientes de diversas fontes. Os grupos taxonômicos observados foram anfíbios, artrópodes, aves, fungos, mamíferos, moluscos, peixes ósseos, plantas vasculares e répteis. O Brasil está entre os 17 países que abrigam mais de 70% das espécies conhecidas no planeta, mas, segundo o IBGE, ainda há muito a descobrir e catalogar.

Por se tratar de uma investigação experimental, aperfeiçoamentos serão feitos a partir da recepção dos usuários. Leitores interessados na temática podem escrever ao IBGE suas percepções, críticas e sugestões que podem ser realizadas através do canal de atendimento oficial do instituto.

O SiBBr - plataforma do governo federal gerenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - foi criada em 2014 com a função de armazenar e disponibilizar informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas.

A ferramenta fornece subsídios aos órgãos públicos para a conservação e sustentabilidade. Instituições nacionais de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, projetos e programas de pesquisas e redes temáticas são os principais provedores de dados para o SiBBr.

O sistema faz parte da Global Biodiversity Information Facility, iniciativa multilateral com aproximadamente 60 países pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.