Por:

Catástrofe chacina mais de 100 botos

Para o ICMBio, a seca e a temperatura elevada podem ter causado as mortes dos botos | Foto: MIGUEL MONTEIRO/INSTITUTO MAMIRA

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que vai apurar a causa das mortes de botos em Tefé, no Amazonas. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na última semana, registrou a morte de mais de 100 mamíferos aquáticos como o boto vermelho e o tucuxi, que viviam no lago. Até o momento, as causas não foram confirmadas, mas há indícios de que o calor e a seca histórica dos rios estejam provocando as mortes de peixes e mamíferos na região.

O ICMBio disse que já mobilizou para a região equipes de veterinários e servidores do seu Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e da Divisão de Emergência Ambiental, além de instituições parceiras para apurar as causas dessas mortes.

"Protocolos sanitários foram adotados para a destinação das carcaças. O ICMBio segue reforçando as ações para identificar as causas e, com isso, adotar medidas para proteger as espécies", informou o ICMBio.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá lançou um alerta à população que mora nas proximidades do Lago Tefé para evitar o contato com as águas do lago. Segundo o Mamirauá, em alguns pontos a temperatura está ultrapassando a marca dos 39°.

Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, a coordenadora do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Mamirauá, Miriam Marmontel, disse que esses animais atuam como sentinelas da qualidade da água e são os primeiros a ser afetados com mudanças no ambiente.

"A situação é muito crítica, emergencial, é uma coisa inusitada. Nunca tínhamos visto algo semelhante, embora já tenhamos passado por várias secas grandes aqui grandes na Amazônia, aqui na região de Tefé, mas esse ano, além da seca, da diminuição da superfície dos rios, da dificuldade dos ribeirinhos, conseguirem água, de se deslocarem de suas casa até o rio principal, nós tivemos essa mortalidade muito grande de golfinhos", disse.