Por:

Ministros sobrevoam Porto Alegre

Guaíba subiu mais de 3m e transbordou em Porto Alegre | Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Uma comitiva de ministros retornou ao Rio Grande do Sul, na quinta (28), para visitar as regiões afetadas pelas chuvas e dar sequência ao plano de apoio à população afetada pelo terceiro ciclone extratropical que atingiu o estado, neste ano.

Estavam presentes os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Eles estão acompanhados por integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e pela primeira-dama, a socióloga, Rosângela Lula da Silva.

A comitiva sobrevoou a capital, Porto Alegre, atingida pelas chuvas dos últimos dias, e observou estragos causados pela cheia do rio Guaíba. Ao pousarem no município de Lajeado, as autoridades foram recebidas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O grupo também visitou o ginásio Ito Snel, em Estrela (RS), onde já foram acolhidas mais de 700 pessoas retiradas das áreas de inundação no município e, que, atualmente, abriga 36 famílias. No local, o governo federal entregou cestas básicas e foi recepcionado pelo prefeito Elmar Schneider. Já no município de Muçum, um dos mais afetados, a comitiva visitou a Escola Municipal Castelo Branco.

O número de mortes após passagem do ciclone chega a 50, após ser encontrado mais um corpo na quarta (27). Segundo a Defesa Civil do estado, 8 pessoas seguem desaparecidas, após as enchentes.