Por:

Novo guia para pessoas em situação de rua

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, em parceria com o Ipea, o Guia Inclua Pop Rua - Avaliação de Riscos de Desatenção, Exclusão ou Tratamento Inadequado da População em Situação de Rua.

Ela tem o objetivo de orientar o atendimento à população em situação de rua. Segundo o MDHC, o guia também poderá contribuir para capacitação e educação continuada de agentes públicos. No Inclua, com 68 páginas, estão reunidas informações de apoio aos agentes públicos e profissionais para facilitar a condução do tratamento humanizado e entregas adequadas à população em situação de rua. São orientações técnicas e de boas práticas. O documento se baseia em uma ferramenta virtual do Ipea, chamada Inclua, que é a Plataforma de Recursos Pró-Equidade em Políticas Públicas.

A plataforma Inclua vai ajudar na formação e mobilização de profissionais que desenham políticas públicas ou atendem diretamente à população, para que esta tenha acesso aos benefícios e serviços públicos a ela destinados. O instrumento virtual entrega diagnósticos e subsídios para auxiliar agentes públicos na execução de políticas públicas no Brasil.

O guia atende à decisão liminar do STF que determina aos governos federal, estaduais, distrital e municipais a adoção de ações para preservar a inclusão das pessoas em situação de rua.