A Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã da última terça (19) que vai fornecer água para moradores de rua durante a onda de calor que atinge a cidade, com temperaturas acima dos 30°C. A distribuição será realizada em dez tendas espalhadas pela capital.
Os endereços dos abrigos temporários não foram informados. Conforme o comunicado, os centros de acolhimento criados para Operação Altas Temperaturas terão ambulâncias disponíveis para atendimento.
A gestão Ricardo Nunes também vai reforçar o trabalho de convencimento da população de rua a procurar acolhimento na rede de assistência social. Entre as medidas, está a aquisição de ventiladores que serão instalados em albergues. Elas serão tomadas em conjunto pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Governo e Executiva de Mudanças Climáticas.
A rede assistência da prefeitura tem cerca de 25 mil vagas para acolhimento de moradores de rua, entre as disponíveis em albergues, hotéis sociais, serviços e repúblicas para adultos.
Já no Rio Grande do Sul, o Blog Viajante Maduro lançou o projeto "Adote um Empreendimento Gaúcho", para ajudar a reerguer as cidades destruídas pela chuva.