O presidente Lula prestou solidariedade ao povo gaúcho, na terça (5), em razão da tempestade que atinge o norte do Rio Grande do Sul desde a madrugada de segunda(4). Ao menos quatro pessoas morreram nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras e várias regiões do norte gaúcho estão inundadas, com bloqueios e às escuras.
Segundo o presidente, representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vão ao RS, colocando o governo federal à disposição para "ajudar naquilo que for necessário".
"Onde tiver um problema, o governo federal estará lá para ajudar as pessoas a se salvar desses problemas. Portanto, nossa solidariedade ao povo gaúcho. Peço a Deus que diminua a chuva porque as pessoas precisam ter paz, tranquilidade e sossego para continuar vivendo bem, trabalhando e curtindo a vida como é de direito de todo mundo", disse Lula.
Para o presidente, essas ocorrências extremas são um alerta de que a questão do clima não é uma questão menor. "Não é uma questão de professor de universidade, não é uma questão de ambientalista, é uma questão da humanidade, do planeta estar sofrendo as consequências da irresponsabilidade do ser humano", disse. Lula tem projeto de inserir educação ambiental na grade escolar.