Por:

Retorno da Cracolândia

Cracolândia está voltando aos poucos à região da Luz | Foto: Reprodução

Por: Paulo Eduardo Dias

Usuários de drogas que estavam nas ruas Conselheiro Nébias e Guaianases, em Campos Elíseos, migraram para a rua dos Protestantes, em Santa Ifigênia, na região central de SP. O novo ponto está a três quadras da antiga cracolândia, instalada até o primeiro trimestre de 2022 no entorno da praça Júlio Prestes e da Sala São Paulo.

Foi da região da Júlio Prestes, chamada pejorativamente de praça do Cachimbo, que os dependentes químicos saíram em direção à praça Princesa Isabel, e depois, em maio de 2022, se dispersaram para diversas vias de Campos Elíseos, Santa Ifigênia e República, provocando protestos de moradores e comerciantes.

A rua dos Protestantes, entre a rua Vitória e a rua dos Gusmões, é de mão única e estreita. O perímetro abriga ferros velhos, pensões e um condomínio residencial. Há tempos prefeitura e governo paulista estudavam uma maneira de confinar a cracolândia em um local que causasse o menor impacto possível para comerciantes e moradores. A mudança ocorreu na manhã da última sexta (30), conforme vizinhos, ao som de bombas disparadas pela GCM e com os dependentes químicos promovendo desde então pancadões, brigas e feira de drogas.

Moradores relatam que, em conversas informais, guardas-civis disseram que os dependentes químicos ficariam ali por ser uma rua sem comércio e com poucas residências.

Uma pessoa que trabalha com os usuários disse que a mudança de endereço foi em comum acordo entre polícia e traficantes, como tentativa de não atrapalhar os comerciantes que se queixavam de prejuízos. Em nota, o Prefeito disse que eles se estão em toda região central.