Um novo portal online, que reúne todos os bens culturais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi disponibilizado para consulta na internet, nesta quarta-feira (12).
A iniciativa, conforme as informações, é fruto de parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e dá acesso a informações sobre cada um dos bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.
O investimento total feito pelo Iphan foi de R$ 413.750. Na plataforma online, o usuário pode explorar os bens pelos livros de registro, navegar por um mapa interativo e, se preferir, conhecer os patrimônios imateriais do Brasil pelas 27 unidades federativas, de forma separada.
O site também disponibiliza mídias, descrição, abrangência do registro, instituições parceiras, pareceres técnicos e toda a documentação relacionada ao bem cultural.
A iniciativa vai ao encontro das diretrizes do Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem Patrimônio Cultural brasileiro.