Rússia e Ucrânia elogiam trégua de Trump, mas se atacam

Por

Moscou e Kiev dizem que é preciso garantias para que trégua vigore

A Rússia e a Ucrânia elogiaram o que chamaram de sugestão de Donald Trump para suspender os ataques contra a infraestrutura energética dos dois países.

Ambos, porém, mantiveram as ações nesta terça-feira (15) e elencaram condições difíceis para a trégua prosperar.

Na segunda-feira (14), o presidente dos Estados Unidos havia anunciado, com a usual fanfarra, que tanto Moscou quanto Kiev haviam aceitado a ideia e que isso poderia baixar os preços internacionais do diesel —que refletem mais a tensão provocada pela guerra de Trump contra o Irã e a disrupção do comércio de petróleo no Oriente Médio.

Logo em seguida, o presidente ucraniano Volodimir Zelenski disse que aceitava a proposta, desde que houvesse garantias formais dos Estados Unidos de que Vladimir Putin faria o mesmo.