Primeiro-ministro britânico Keir Starmer renuncia ao cargo
Decisão abre caminho para o sétimo primeiro-ministro britânico em dez anos; Andy Burnham desponta como favorito à sucessão
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou oficialmente nesta segunda-feira (22) que renunciará ao cargo. A decisão foi comunicada após pressões internas em seu próprio partido, abrindo caminho para que o país britânico tenha o seu sétimo chefe de governo no período de uma década.
A transição de poder deve ser concluída até o retorno das atividades do Parlamento, em setembro, quando o novo líder será empossado.
Processo de sucessão e favoritos na disputa
De acordo com o cronograma anunciado pelo agora demissionário primeiro-ministro, o processo para a escolha do novo ocupante de Downing Street começará oficialmente no início do próximo mês.
- 9 de julho: Abertura oficial das indicações para os candidatos ao cargo;
- Setembro: Conclusão da votação interna e posse do novo primeiro-ministro.
Até o momento, o principal cotado para assumir a liderança do governo é Andy Burnham, apontado por analistas políticos e aliados como o favorito isolado para a sucessão.
Fim de ciclo precoce e pressão partidária
A renúncia ocorre menos de dois anos após Starmer liderar seu partido em uma vitória eleitoral esmagadora. À época, a plataforma de campanha prometia reestabelecer a estabilidade institucional e pôr fim aos anos de volatilidade na política britânica — marcados por trocas constantes de liderança desde o plebiscito do Brexit.
Em pronunciamento, Starmer reconheceu que perdeu o apoio da base parlamentar para seguir conduzindo os rumos do país rumo ao próximo pleito.
"A questão que meu partido está levantando agora é se eu sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar a essa pergunta e aceito essa resposta com dignidade", declarou o premiê.