CORREIO NO MUNDO
CLIMA
O planeta vai exceder o limite de 1,5°C de aquecimento global, o paradigma do Acordo de Paris. Ainda é possível terminar o século com os termômetros de volta à marca acordada há dez anos, mas essa é uma tarefa cada vez mais complicada.
Relatório anual do Pnuma (Programa da ONU para o Meio Ambiente), lançado na terça (4), às vésperas da COP30, em Belém, mostra um mundo com metas climáticas mais frágeis e um cenário político complexo para o enfrentamento do problema. E, na descrição da ONU, "na direção de uma séria escalada de riscos climáticos e prejuízos".
As emissões cresceram 2,3% no último ano, batendo um novo recorde, 57,7 gigatoneladas de CO² equivalente, e derrubá-las exigirá esforço sem precedente.
As emissões em 2030 teriam que cair 25% em relação ao verificado em 2019 para segurar o aquecimento em 2°C no fim do século; e cair 40% se o objetivo fosse a marca original de 1,5°C.
Por José Henrique Mariante (Folhapress)