Israel e Hamas aceitam plano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta (8) que Israel e o Hamas aprovaram a primeira fase do acordo de paz proposto por Washington para o conflito em curso Faixa de Gaza há mais de dois anos. Segundo ele, o entendimento prevê a libertação de todos os reféns israelenses pelo grupo terrorista e a retirada das tropas de Tel Aviv para uma linha previamente acordada.
"Estou muito orgulhoso em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso plano de paz", escreveu Trump na rede social Truth Social. "Isso significa que todos os reféns serão libertados em breve, e que Israel retirará suas tropas até uma linha combinada como primeiros passos em direção a uma paz forte, duradoura e permanente".
Mais cedo, o Hamas entregou uma lista de reféns e prisioneiros palestinos que poderiam ser trocados em uma permuta e disse estar otimista quanto às conversas em Sharm el-Sheikh, no Egito, para uma trégua.
Além de mencionar a troca, o grupo terrorista afirmou que as negociações focam os mecanismos para interromper o conflito e a retirada das forças israelenses de Gaza. Trata-se de uma avaliação aparentemente positiva das conversas sobre o plano de 20 pontos apresentado por Donald Trump.
Após o anúncio, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, reagiu: "Com a ajuda de Deus, traremos todos para casa", disse.