Obama foi o que mais deportou no século 21
Os governos de Barack Obama (2009-2017) foram os que mais deportaram imigrantes em situação irregular dos Estados Unidos no século 21, de acordo com dados do Departamento de Segurança Interna (DHS).
Foram mais de 3 milhões de imigrantes deportados durante as duas gestões consecutivas do democrata, considerando os dados compilados pelo DHS por anos fiscais, que se iniciam em 1º de outubro do ano anterior e terminam no dia 30 de setembro do ano de referência ou seja, os dados para o ano de 2009 tratam de registros de 1º de outubro de 2008 a 30 de setembro de 2009.
Na média, são cerca de 1,56 milhão de deportados por mandato de Obama. Nos governos de George W. Bush (2001-2009), essa média foi de cerca de 1 milhão e, no primeiro governo Trump (2016-2021), foram 1,19 milhão de imigrantes expulsos.
Em 2014, ao anunciar nova proposta para regularizar parte dos migrantes que estavam no país havia mais de cinco anos, Obama afirmou que o "sistema estava quebrado" e ressaltou que o processo não era um salvo-conduto para todos os migrantes em situação irregular.
"Esse acordo não se aplica a quem veio a esse país recentemente; não se aplica a quem virá ilegalmente no futuro. Não dá cidadania, o direito de ficar aqui permanentemente ou os mesmos benefícios de cidadãos."
"Se você cumpre os critérios, pode sair das sombras e se acertar com a lei. Se você é um criminoso, será deportado. Se planeja entrar nos EUA ilegalmente, suas chances de ser pego e mandado de volta acabaram de aumentar", disse na ocasião. Após essa medida, o número de deportados se reduziu, em comparação aos anos anteriores dos seus dois mandatos.
Por Guilherme Botacini