Por:

A maior catástrofe da história da Índia

Pelo menos 93 pessoas morreram, e dezenas estão desaparecidas após fortes chuvas causarem uma série de deslizamentos de terra no estado indiano de Kerala, nesta terça-feira (30), com as operações de resgate sendo prejudicadas pelas más condições climáticas.

As equipes de emergência conseguiram resgatar 250 sobreviventes que ficaram sob a lama, embora seus esforços sejam prejudicados pela destruição de estradas e pontes, muitas delas intransitáveis, em Wayanad, o distrito mais afetado.

O incidente aconteceu nas primeiras horas da manhã, em meio a fortes chuvas.

Várias crianças estavam entre os mortos, segundo autoridades locais. Muitas ainda estavam desaparecidas. Os socorristas disseram que o número de mortos provavelmente aumentará.

Muitos trabalhadores migrantes que estavam em plantações de chá e cardamomo próximas estavam em casas temporárias e barracas que foram arrastadas.

O deslizamento deixou casas completamente cobertas de lama e arrastou carros, chapas de metal e outros escombros em seu caminho.

O Exército indiano anunciou o envio de mais de 200 soldados para ajudar as forças de segurança e equipes de resgate regionais nas operações de socorro.