Acusação russa contra EUA e Reino Unido

Por

Kremlin acusou os EUA e o Reino Unido de terem organizado um dos incidentes mais misteriosos na Europa desde que Vladimir Putin invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022: o atentado que fecharam o sistema de gasodutos Nord Stream, que ligava a Rússia à Alemanha, ocorrido há exato um ano.

Para repórteres, o porta-voz Dmitri Peskov disse: "Eles [EUA e Reino Unido] estão envolvidos, de uma forma ou de outra, neste ataque terrorista". Horas antes, a representação russa na ONU havia dito que Alemanha, Dinamarca e Suécia protegiam os americanos em suas investigações sobre o incidente.

Esta foi a acusação mais direta feita pelo governo Putin sobre o caso. Antes, o presidente e outras autoridades haviam sugerido que os ataques eram obra de americanos ou outros aliados ocidentais do governo de Kiev, apoiado pela Otan.

Por: Igor Gielow/ Folhapress