Com investimento de R$200 milhões, Prefeitura inicia obras do plano de mobilidade urbana na Zona Sudoeste

Primeira intervenção ocorre no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, na altura do condomínio Alfa barra; obras tem previsão de conclusão para 2028

Por

Por: Déborah Gama

As obras do plano de mobilidade urbana da Zona Sudoeste finalmente saíram do papel e já podem ser observada nas ruas da região. A primeira intervenção acontece no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, considerado um dos principais gargalos da Barra da Tijuca, sobretudo no horário da manhã e no fluxo de quem chega da Praia da Reserva.

"O pacote de mobilidade para a Região Sudoeste está saindo do papel. A rotatória vai reorganizar o trânsito, garantindo mais fluidez e segurança. Sabemos que obra gera transtorno, mas é um passo necessário para tirar esse projeto da gaveta e enfrentar o 'para e anda' que castiga a região todas as manhãs", afirma o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), que liderou as articulações sobre o tema com a prefeitura.

Inicialmente, o plano contempla seis intervenções prioritárias, com investimento estimado em R$200 milhões. As obras tem início no primeiro semestre de 2026, com previsão de conclusão em 2028, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura. O conjunto de ações busca destravar pontos críticos de congestionamento, ampliar a capacidade das vias e melhorar a circulação em corredores estratégicos que concentram grande volume de deslocamentos diários.

Durante a apresentação do projeto, em janeiro, o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos, explicou o planejamento futuro para as obras de mobilidade na região: "Apesar dos investimentos já feitos pela prefeitura, ainda enfrentamos os desafios da mobilidade na região que mais cresceu na cidade. O que propomos neste novo ciclo de investimentos, planejamento e intervenções é tratar os pontos mais críticos. Temos mais de 22 intervenções planejadas e mapeadas na Região Sudoeste. Nesta primeira fase, serão seis intervenções", finalizou.

Nos últimos meses, durante a discussão de grandes projetos, como o Parque do Legado Olímpico, o Autódromo de Guaratiba e a reforma de São Januário — com transferência de potencial construtivo para a Barra —, a Câmara exigiu contrapartidas e a destinação de recursos ao Fundo de Mobilidade Urbana e Sustentável, instituído pela Lei nº 6.320/2018, aprovada pelo Parlamento municipal.

Além da criação da rotatória entre as avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, confira as outras cinco intervenções na região:

Ligação entre o Canal
de Marapendi e a
Av. Alda Garrido

A intervenção prevê a implantação de uma nova via na margem do Canal Marapendi, oposta à Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, criando uma ligação com a Avenida Armando Lombardi. Será uma alternativa à Avenida Lúcio Costa, além de reduzir a dependência do retorno da Avenida das Américas, nas proximidades do Città América.

Reorganização das Agulhas na Av.
Ayrton Senna

Ao longo da Avenida Ayrton Senna, entre a Cidade das Artes e a Linha Amarela, será implantada uma nova configuração das agulhas existentes, garantindo a continuidade da terceira faixa e promovendo mais segurança e fluidez. As estruturas atuais serão retiradas e substituídas.

Construção da Ponte do Arroio Fundo

O plano também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Arroio Fundo, na Avenida Ayrton Senna. A estrutura vai ampliar a capacidade viária, passando de quatro para seis faixas de rolamento no sentido Linha Amarela.

Passagem inferior na Av. Alfredo Baltazar da Silveira/Barra Bali

No Recreio dos Bandeirantes será construída uma passagem inferior junto à rotatória da Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, criando uma ligação direta com a Avenida das Américas, nas proximidades do Terminal BRT Recreio.

Passarela na estação
Asa Branca

Fechando o conjunto de intervenções da primeira fase do plano, na chegada do corredor expresso da Transolímpica à Avenida Salvador Allende, será construída uma nova passarela para travessia de pedestres na altura da estação Asa Branca. A intervenção inclui a reorganização dos retornos e semáforos existentes, contribuindo para maior fluidez do tráfego e ampliando a segurança de pedestres e usuários do sistema BRT, além de beneficiar os empreendimentos residenciais já implantados e quem chega à região pela Transolímpica.