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Prefeitura inaugura novo terminal no BRT Transoeste

A Prefeitura do Rio inaugurou o Terminal BRT Curral Falso. Sessenta e uma vezes maior do que a antiga estação de mesmo nome, o terminal tem 18,3 mil metros quadrados e conta com integração entre ônibus comuns e vans, vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. A obra faz parte da revitalização do corredor Transoeste. Este é o quarto terminal deste BRT entregue em 2024 ampliado a partir de antigas estações. O primeiro, Magarça, começou a funcionar em março; o segundo, Mato Alto, em maio; e o terceiro, Pingo D'Água, em julho. As obras de todos os terminais foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

"Isso aqui é transformador na vida das pessoas. Além do abandono sofrido no governo do meu antecessor, tinha aqui um projeto em que se subdimensionou o número de pessoas que ia usar a Transoeste. Então, aqui sempre foi insuficiente para atender a demanda com qualidade. Essa transformação que conseguimos fazer no BRT, não só recuperou aquilo que existia, mas também aprimorou. O Transoeste foi o primeiro BRT a ser construído, portanto alguns ajustes foram feitos a partir de uma nova realidade. Essa é uma grande conquista e encerramos um primeiro ciclo de recuperação da Transoeste. Vamos avançar em Santa Cruz e continuar a melhorar a mobilidade da população na cidade. Isso aqui significa, na prática, fazer as pessoas chegarem mais cedo em casa e poderem dedicar mais tempo para suas famílias", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A antiga estação tinha apenas 300 metros quadrados. Com as intervenções, foram construídos um bicicletário com capacidade de 400 vagas, além de uma passarela de acesso. Também foram executadas melhorias nos sistemas viários e de drenagem no entorno, em uma área de quase 2 mil metros quadrados, requalificando importantes vias, como a Avenida Cesário de Melo, Estrada de Sepetiba, Rua Felipe Cardoso e Estrada da Pedra. A área total de intervenção superou os 36,3 mil metros quadrados.

Foram utilizadas quase 150 toneladas de aço, cerca de 400 toneladas de estrutura metálica e quase 2 mil metros de drenagem de águas pluviais para a construção do Terminal Curral Falso. O bicicletário foi erguido com um elemento muito utilizado nas arquiteturas brasileiras, o cobogó, um revestimento vazado feito de cimento ou barro. Foram cerca de 10 mil cobogós utilizados.

"A Prefeitura entrega hoje o último grande terminal da Zona Oeste. Ele é muito maior do que a antiga estação, que não atendia a demanda. Por aqui devem passar cinco mil pessoas nos dias úteis. São cinco serviços que basicamente conectam Santa Cruz ao terminal Alvorada, passando pela Salvador Allende. E aqui no Curral Falso inauguramos uma novidade, que está em fase de teste: uma tecnologia desenvolvida pela Mobi-Rio. São painéis eletrônicos que informam aos usuários em quanto tempo o ônibus vai chegar ou se ele já está na plataforma", disse Claudia Secin, presidente da Mobi-Rio, empresa pública responsável pelo gerenciamento do sistema BRT.

Com a revitalização do Terminal BRT Curral Falso e dos demais terminais, a Prefeitura proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam o transporte público do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. A transformação das antigas estações nesses terminais do corredor BRT Transoeste é resultado de um investimento de mais de R$ 180 milhões.

"O Terminal Curral Falso é mais de sessenta vezes maior do que a estação que funcionava aqui. Trouxemos um terminal com todo o conforto e segurança para os usuários do BRT. Os acessos são os já tradicionais, por meio de mezanino. Então, temos um na Estrada de Sepetiba, um pela passarela que vem do bicicletário e da Avenida Cesário de Melo e um junto ao terminal alimentador. Tem acesso por escada e por elevador. Essa região foi toda revitalizada. Eu diria que não é só um terminal, é uma mudança de toda uma localidade para atender os usuários de Santa Cruz", declarou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

O Terminal Curral Falso é atendido por sete linhas de ônibus conectando o bairros de Pedra de Guaratiba, Cesarão, Jesuítas, Sepetiba, Campo Grande e Santa Cruz. São elas: 807 (Jesuítas x Terminal Curral Falso), 388 (Santa Cruz x Candelária), 759 (Cesarão x Coelho), SP759 (Cesarão x Terminal Deodoro), 885 (Terminal Mato Alto Santa Cruz), 871 (Terminal Pingo D'Água x Cesarão) e a linha 804 (Campo Grande x Terminal Curral Falso), que teve seu itinerário estendido do Largo do Aarão até o terminal.

"Aqui é uma ligação importante. Esse é um terminal em que foi feita uma grande obra no entorno. Então, ele não só favorece o transporte público e melhora a qualidade como também melhora a circulação viária dos carros. Temos viaduto só para o BRT. É um terminal enorme, com bicicletário, aumentando muito a qualidade do transporte público na Zona Oeste", disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

A Transoeste conecta a Barra da Tijuca a Santa Cruz e a Campo Grande e foi inaugurada em 2012, como o primeiro corredor de BRT da cidade. Dezembro marcou um ano da inauguração da nova pista da Transoeste. Cerca de 59 quilômetros foram revitalizados, sendo 31 quilômetros de calha reconstruídos em concreto, material mais resistente e durável do que a antiga calha de asfalto.