A Black Friday vem se consolidando, ao longo dos últimos anos, como uma das datas mais relevantes para o varejo, com ganho de mercado também para os demais setores da economia brasileira. Segundo apuração realizada pela Opinion Box e a Dito, 'Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024', a intenção de gasto subiu 43% entre os consumidores em relação ao ano anterior.
Embora as categorias mais procuradas sigam o padrão dos outros anos, entre eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas, acessórios e produtos de beleza, o mercado aponta para um crescimento no interesse por itens de casa e decoração, viagens e turismo. Isso mostra que a campanha vem passando por mudanças importantes, impactando o desempenho de vendas e exigindo uma abordagem consciente das empresas e consumidores.
Assim, para 2024, empresas de diferentes setores investem em estratégias para atrair o público, com descontos exclusivos durante o período. Confira algumas dessas ofertas:
A Transfer English lança a promoção Super Black Passe Livre, que permite acesso vitalício a todos os seus 11 cursos e 4 certificados internacionais com até 90% de desconto. Com essa oferta inédita, o consumidor pode explorar uma variedade de cursos, como expressões idiomáticas, pronúncia, música e culinária, além de receber certificações reconhecidas internacionalmente, equivalentes ao Common European Framework of Reference (CEFR). Criada em 2021, a Transfer English atende mais de 70 mil alunos e usa a técnica de transferência linguística para um aprendizado de inglês eficaz, com uma plataforma de streaming e conteúdo on-demand.
Já a Ortobom apresenta sua tradicional campanha de Black Friday, que acontecerá até 1º de dezembro. Para este ano, o destaque da campanha é o colchão Bellona no modelo Queen, que passa de R$ 7.999,00 para o preço promocional de R$ 3.599,00, com 55% de desconto, além de frete grátis e parcelamento em até 21 vezes. A expectativa da Ortobom é alcançar um crescimento de vendas de cerca de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Desenvolvida pela agência Next da Artplan, a campanha Black Friday Ortobom aposta em um conceito visual sofisticado e acolhedor. Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima reforçam, com seu carisma e autenticidade, a proposta da Ortobom de oferecer produtos que unem conforto e qualidade. A imagem do casal transmite bem-estar e cuidado familiar, estreitando a conexão com o público que deseja renovar o sono com economia e conforto nesta Black Friday.
Na Dimona, marca especializada na personalização de camisetas e acessórios, a Black Friday começa no dia 12/11 e vai até o dia 02/12 com 20% de desconto em todos os produtos personalizados através do site da marca (https://camisadimona.com.br)
A LEROY MERLIN, maior varejista especializada em soluções completas para o lar, apresentará uma seleção diversificada de descontos de até 80% para diversas categorias, garantindo diferentes condições para a aquisição e produtos, tornando a experiência de compra mais acessível e prática. Celebrando 10 anos de e-commerce, a companhia aposta na melhoria do atendimento ao cliente dentro de sua estratégia omnicanal. Ou seja, as ofertas e vantagens da Black Friday poderão ser aproveitadas em todos os seus canais de venda, incluindo suas mais de 50 lojas físicas espalhadas por todo o Brasil, além dos meios digitais como site, whatsapp e aplicativo.
Já a Juntos Somos Mais, Joint Venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização do setor da construção civil, vai promover ações integradas em favor dos varejistas de materiais de construção, como a distribuição de pontos extras para os cadastrados no seu programa de fidelidade, o Juntos Somos , bem como vale compras com descontos de até 50% para resgates realizados no catálogo de prêmios.
No front educacional, a rede de escolas de inglês Cultura Inglesa anuncia uma oferta especial para novos alunos em seus cursos de inglês regulares anuais. Peça campanha "Lion November", o estudante matriculado até 30/11 ganhará um voucher de R$500 de desconto em cursos regulares, além de 50% OFF nos cursos de férias e ainda com a condição de parcelamento estendido. A oferta é válida para os cursos regulares oferecidos tanto no formato presencial quanto no formato remoto, com aulas ao vivo pela internet.
Entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro, a rede de hotéis Hilton vai oferecer até 30% de desconto nas tarifas com café da manhã incluso em unidades participantes no Brasil e na Colômbia. O desconto é válido para hospedagens realizadas entre os dias 25 de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025. Uma ótima oportunidade para curtir as festas de final de ano e férias escolares ou planejar escapadas nos feriados do ano que vem.
Nos Shoppings, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, o Carioca Shopping, Passeio Shopping, Recreio Shopping, Shopping Grande Rio e o Via Parque Shopping serão o palco da campanha de Black Friday 2024, proporcionando uma experiência única de compras e diversão. Além de descontos de até 70% em diversas lojas, os shoppings contarão com ativações variadas, como distribuição de brindes, cabine de prêmios e caixa misteriosa.