Por:

Barra é lar da 8ª escola mais cara do Brasil

Com uma educação bilíngue, com foco no inglês e uma exclusividade de acesso, a Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ) é destaque na Barra da Tijuca. Segundo o levantamento anual da Forbes para 2025, a escola é destacada em 8º lugar no ranking de escolas mais exclusivas e caras do Brasil. A instituição também tem campus na Gávea, Zona Sul do Rio.

Em solo carioca, a The British School também entra para a lista em 17º lugar, e tem unidades em Botafogo e Urca.

Com o ensino bilíngue (inglês e português), os colégios visam preparar os alunos para cursar a faculdade fora do Brasil. Além das disciplinas obrigatórias no Brasil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as instituições adotam também currículos internacional no programa de ensino.

Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ)

A Escola Americana foi fundada em 1937 e oferece aos alunos os diplomas internacionais IB Diploma Programme (DP) e o US Diploma, além do certificado de conclusão do ensino médio do Brasil.

A primeira unidade, na Gávea, ocupa uma área de cerca de 55 mil metros quadrados com oito torres que, juntas, abrigam 80 salas de aula, oito laboratórios de ciências, duas bibliotecas com uma coleção de mais de 45 mil volumes, ginásio, cafeteria, enfermaria, lanchonetes e um auditório com capacidade de 350 lugares. O local ainda tem quadras de basquete, vôlei, futsal, pista de atletismo e um campo para jogos de futebol e softbol.

O campus mais novo, da Barra da Tijuca, oferece espaços de aprendizado diferentes, como o Learning Commons e o MakerSpace, e também instalações esportivas, incluindo academia coberta e campo de futebol de grama sintética.

No currículo escolar, além das matérias convencionais, estão inclusas aulas de literatura inglesa, economia, política global, estudos sociais do Brasil, indivíduos e sociedades, francês, espanhol, design e artes.

A Escola Americana não cobra a taxa de ingresso, mas tem mensalidade igualmente alta. A do maternal custa R$ 7.440, e a do ensino médio, a de valor mais alto, é R$ 10.952.

O ensino musical está presente desde a educação infantil, com aprendizado de acordes e ritmo em instrumentos como ukelele.

Informações

Local: Rua Colbert Coelho, 155, Barra da Tijuca

Contato: (21) 3747-2000