As atividades da Expo propõem aos visitantes experiências empolgantes que surgem de uma fusão da arte com a tecnologia. O evento convida uma seleção de artistas conhecidos pelo uso criativo de ferramentas inovadoras, como Leandro Vigas e Matheus Leston, para reinterpretar elementos da cultura digital de formas que surpreendem os sentidos. Nesta edição, os temas variam entre Realidade Virtual, Inteligência Artificial Generativa e outros assuntos do momento.
Atrações
Marcando presença no evento desde 2017, sempre levando as torcidas à loucura, os embates de Robôs retornam ao HackTudo 2024, com apresentação da Petrobras. Desta vez, o público assume o controle de seus próprios robôs na arena de hockey de robôs em uma competição eletrizante que lembra bastante o futebol. O objetivo é marcar gols para levar a sua equipe à vitória e se consagrar como um grande craque da eletrônica. A atração estará disponível de 14h às 22h.
Com a chegada dos drones, os robôs conquistaram os céus e o coração do público. Desde então, corridas de drones vêm ganhando cada vez mais espaço na cultura digital e não poderiam faltar no HackTudo 2024. Uma Arena de Drones, apresentada pela Petrobras, será realizada por pilotos profissionais convidados de todo o Brasil em um circuito especial nos jardins da Cidade das Artes. O público poderá acompanhar diretamente da esplanada e ainda terá a chance também de aprender os fundamentos básicos para controlar um drone, já que o HackDrones também oferece oficinas e simuladores que proporcionam uma experiência prática, permitindo que o público decole para seu primeiro voo com drones de verdade.
Apostando na força da mentalidade do "faça você mesmo", o espaço maker do festival reinventa e atualiza brincadeiras conhecidas do grande público com a aplicação criativa de ferramentas tecnológicas. Desta vez, a tecnologia acessível ganha espaço nesta área, fruto de uma parceria entre o HackTudo e a AbleGamers Brasil, maior organização sem fins lucrativos do mundo que combate o isolamento social de pessoas com deficiência através dos jogos eletrônicos. A instituição irá expor periféricos que adaptam os jogos de consoles tradicionais para que qualquer um possa jogar sem dificuldades, auxiliando no processo de conviver da melhor forma com as suas limitações. A iniciativa tem o comprometimento de incluir todos na cultura digital, uma preocupação importante para o diretor e curador Miguel Colker.
"Em cada edição do HACKTUDO, pensamos em novas maneiras de usar a cultura digital a favor da inclusão. A tecnologia não precisa ser esse fantasma que afasta as pessoas. Iniciativas como a AbleGamers provam isso. A inovação pode ser um catalisador de mudança e união", defende Colker.
Este ano, o espaço maker é assinado pela patrocinadora DATAPREV, que completa 50 anos em 2024 e apresenta, em cada projeto maker, conceitos importantes relacionados às iniciativas de digitalização, automação de processos e transformação digital dos serviços públicos, sem abrir mão da diversão. Além disso, a área ainda traz instalações interativas assinadas por grandes artistas nacionais, como Mau Jabur, Dekwilde e Vitor Moreira.
Parcerias
Impossível pensar em inovações para o futuro sem considerar formas de preparar as novas gerações. Por isso, o HackTudo apresenta o HackLab, um espaço inovador de aprendizado para crianças e adolescentes, criado em parceria com a SIS Swiss International School. O espaço está repleto de oficinas que exploram a cultura maker, programação e tecnologia, estimulando a curiosidade, a resolução de problemas e a alfabetização digital desde tenra idade. Estes workshops estimulam as mentes dos jovens, incentivando-os a serem os inventores e inovadores do amanhã. A programação detalhada pode ser conferida no website do festival: www.hacktudo.com.br
HackDelas
Sempre apoiando a paridade de gênero no mercado tecnológico, o HackTudo traz para mais uma edição do evento o movimento HackDelas. Esta programação especial conta com oficinas ministradas por acadêmicas do projeto Tem Menina no Circuito, iniciativa que promove uma maior participação feminina na tecnologia e ciência através de atividades lúdicas que unem robótica, arduino, design e cultura maker. No Brasil, as mulheres representam apenas 17% dos programadores, segundo a Sociedade Brasileira de Computação. Incentivar uma participação cada vez maior delas em ambientes acadêmicos e profissionais ligados à tecnologia é o melhor caminho para melhorar esse números. Juntas somos mais fortes.