A Barra da Tijuca, ano após ano, tem um grande número de carros em suas principais vias expressas, muito em função do alto número de residenciais que estão sendo construídos e que ainda serão erguidos no bairro. A consequência disso é um trânsito caótico e com engarrafamentos muito grandes e extensos. Procurando mitigar isso, a Secrretaria Municipal de Infraestrutura divulgou duas intervenções que prometem desafogar esse fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico.
A primeira delas é a construção de uma rotatória na interseção entre a Avenida Ayrton Senna e a Lucio Costa, na altura do Condomínio Alfabarra. Ao custo de R$ 5,7 milhões, a rotatória pode ajudar a movimentação de veículos para quem vem da Ayrton Senna e deseja ir para o Recreio ou para o Jardim Oceânico e até mesmo para quem gostaria de voltar para Jacarepaguá. Hoje, o local tem dois retornos bem confusos e complicados e essa intervenção pode ajudar a melhorar o tráfego na área.
A segunda, e bastante aguardada por todos, e a duplicação do viaduto que fica próximo ao Via Parque Shopping. Hoje, o local recebe motoristas das três pistas do canto da Ayrton Senna, da rua lateral do Via Parque e da rua dos fundos do shopping. Assim, os condutores têm três possíveis opções de acesso ao viaduto, que afunila em apenas duas pistas, causando um grande engarrafamento na via expressa.
Ao custo de estimado de R$ 60,3 milhões, a nova ponte ligaria a Avenida Via Parque a Ayrton Senna, bem próximo ao shopping UpTown, fazendo com que, segundo a CET-Rio, 45 mil veículos que passam no viaduto por dia tenham mais flexibilidade na hora de ir para a Linha Amarela, podendo a capacidade até dobrar para 90 mil por dia, nas duas pontes, que devem ter, no total, quatro faixas — duas em cada.
A construção do segundo viaduto é interessante, pois um condomínio está sendo contruído próximo do Via Parque e, sem ela, o fluxo de vecíulos aumenta bruscamente nas cinco pistas que afunilam para duas na ponto acima do Rio Arroio Fundo.
Outras intervenções que podem ajudar o trânsito da Barra da Tijuca
1 - Transformar a Avenida das Américas numa verdadeira via expressa - A implementação dessa visão garantiria que a Avenida das Américas pudesse suportar o alto volume de tráfego que enfrenta atualmente, reduzindo significativamente os congestionamentos e melhorando a eficiência do sistema viário da região. Ao restabelecer a Avenida das Américas como uma via expressa, estaríamos respeitando a intenção original de seu planejamento e oferecendo uma solução de mobilidade que beneficia tanto os motoristas quanto os pedestres. Dessa forma, é importante: realizar um estudo de viabilidade técnica para, aos poucos, torná-la uma via verdadeiramente expressa; após a consolidação da viabilidade, as medidas devem ser aplicadas em um trecho de forma experimental, eliminando os sinais de trânsito, criando passagens de nível para pedestres, e realizando a adaptação e manutenção de faixas exclusivas para BRTs e ônibus.
2 - Av. Prefeito Dulcídio Cardoso como alternativa à Av. das Américas- No Plano Piloto de Lucio Costa para a Barra da Tijuca, ela foi concluída apenas parcialmente e, hoje, não cumpre o principal objetivo de seu planejamento: ser uma das quatro vias principais de interligação da Barra a outros bairros da região, como Recreio e Jacarepaguá. Atualmente, os trechos existentes dessa via são pouco contínuos, com percursos cortados e/ou inviabilizados de passagem. Dessa forma, é importante realizar estudos técnicos para torná-la uma alternativa mais viável para o motorista que transita pela Barra da Tijuca.
3 - Ampliar a Linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada - A longo prazo, devemos realizar a ampliação da Linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada. Essa é uma iniciativa essencial para resolver parte significativa dos problemas de trânsito na Barra da Tijuca e promover uma verdadeira integração do transporte público na região. Atualmente, o Terminal Alvorada já opera como um hub central para diversos modais, incluindo o BRT e linhas de ônibus, atendendo milhares de passageiros diariamente. No entanto, a extensão do metrô até o terminal Alvorada consolida sua função como o principal ponto de convergência de transportes na Barra.
4 - Implantar faixas exclusivas para motociclistas - Implantar faixas veiculares exclusivas ao tráfego de motociclistas em grandes vias e avenidas, uma proposta de urbanismo tático que possibilita que as motos possam transitar de forma segura e com disciplina, sem alterar substancialmente a dinâmica já existente na via.
Diante desse cenário, as propostas de melhorias de mobilidade apresentadas não só visam desafogar o trânsito, mas também promover um transporte mais seguro e eficiente. A ampliação de uma faixa exclusiva para motociclistas, por exemplo, busca ordenar o fluxo de motos e reduzir acidentes, enquanto a ampliação da Linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada é vista como uma solução a longo prazo para integrar de forma mais eficiente os modais de transporte no bairro.
Segundo o vereador Pedro Duarte, as medidas podem melhorar a mobilidade urbana na Barra.
"Essas medidas, aliadas à conclusão da Avenida Via Parque e à transformação da Avenida das Américas em uma via verdadeiramente expressa, são essenciais para garantir que a Barra da Tijuca continue a crescer de forma sustentável, oferecendo qualidade de vida a seus moradores e usuários. O histórico de tráfego intenso e as projeções de aumento populacional tornam indispensável a implementação dessas medidas, que buscam criar um sistema de mobilidade mais robusto e adaptado às necessidades da região", disse Pedro.