Um novo ponto de referência está surgindo na paisagem da Barra da Tijuca, e não se trata de mais um empreendimento comercial. O terreno localizado no número 8.150 da Avenida das Américas, em frente ao Vogue Square, está se transformando no primeiro templo católico da região: a Igreja Matriz Santa Rita de Cássia. Com previsão de inauguração para o último trimestre deste ano, o imponente edifício, com aproximadamente 8.500 metros quadrados de área construída, está em fase final de acabamento interno e externo.
O projeto, construído pela Ordem Agostiniana Recoleta, não apenas servirá como um local de culto, mas também como a nova sede da Paróquia Santo Agostinho. Atualmente localizada na Rua Paulo Moreno 22, dentro do condomínio Novo Leblon, a paróquia se mudará para suas novas instalações, enquanto o templo atual se tornará a Capela Santo Agostinho.
Frei Juan Jose Ormazabal, mais conhecido como Frei João e responsável pela paróquia, enfatiza a importância da nova igreja para a comunidade local: "Nossa intenção é poder facilitar a participação e a vivência na igreja de todos os católicos da Barra. A paróquia está instalada dentro do Santo Agostinho, e a comunidade entendeu que era o momento de construirmos a nossa igreja, para ficar à disposição de todos do bairro, não só dos moradores do Novo Leblon."
A escolha da santa padroeira, Santa Rita de Cássia, foi decidida por votação entre os fiéis da paróquia, obtendo 79% da preferência entre cinco opções de santos, incluindo o próprio Agostinho. O pároco destaca as razões por trás dessa escolha: "Santa Rita de Cássia nasceu na Itália, no século XIII, e se destacou por ter sido uma mulher forte em meio às adversidades que viveu."
Apesar da presença significativa de igrejas evangélicas na região, Frei João nega que a construção da nova igreja seja uma competição: "Não se trata de 'porque você tem eu quero ter'. (...) Estamos levantando a igreja para dar melhores condições ao trabalho de evangelização."
A nova construção será um complexo dividido em quatro áreas distintas: Templo, Pastoral, Social e área externa. O Templo terá capacidade para 700 pessoas, enquanto a área Pastoral contará com 11 salas dedicadas à catequese. A área Social incluirá uma policlínica com consultórios para atendimento popular, além de espaços destinados a trabalhos sociais, como distribuição de alimentos. A área externa será um espaço para convivência dos fiéis, orações e peregrinação.
Ricardo Coutinho, voluntário da paróquia, destaca uma característica especial do projeto: "Vamos ter uma réplica do mosteiro onde morou a santa em Cássia, com 200 metros quadrados, incluindo o poço de onde ela tirava a água dos milagres."
Com a estrutura física já quase concluída, a comunidade aguarda ansiosamente pela abertura deste novo espaço de fé e serviço comunitário na Barra da Tijuca.