Por:

Yahoo comemora 35 anos

Em dezembro, o grupo lança o novo single "Entre o Espinho e a Flor" | Foto: Olivia Heringer

Por: Déborah Gama

Parte da trilha sonora dos jovens apaixonados dos anos 80 e 90, a banda Yahoo era sucesso no pop rock e hard rock nacional, com canções traduzidas de grandes sucessos internacionais. Para celebrar os 35 anos, o grupo se apresenta na Barra da Tijuca, bairro onde o vocalista Zé Henrique mora há mais de 30 anos.

Antes do famoso portal web surgir, o nome Yahoo já era utilizado pela banda brasileira. Fundada pelo guitarrista Robertinho de Recife em 1988, o grupo teve a primeira formação com os músicos Zé Henrique, no baixo e vocal; Marcelo Azevedo, no teclado, guitarra e vocal, e Marcelão, na bateria e vocal.

Hoje, apenas Zé e Marcelão permanecem no grupo como membros originais. Além deles, os exepcionais músicos Rodrigo Novaes e Léo Mendes participam na guitarra e teclado, respectivamente.

O disco de estreia da banda foi lançado em 1988 e intitulado apenas 'Yahoo'. A produção ganhou destaque pela canção "Mordida de Amor", uma versão de "Love Bites", da banda inglesa Def Leppard. O clássico estourou nas paradas e foi trilha sonora da novela "Bebê a bordo".

"A banda começou de forma diferente. O Robertinho de Recife nos reuniu, fomos para o estúdio, gravamos e tivemos a felicidade da primeira música ser um dos maiores fenômenos de execução no rádio até hoje", conta Marcelão, baterista original da banda Yahoo.

A banda se apresentou no Globo de Ouro, da Rede Globo, atração que reunia os maiores sucessos musicais do momento. No ano seguinte, com o álbum "Oração da Vitória", a banda emplacou mais um sucesso: a canção "Anjo", que era versão de "Angel", do Aerosmith. A faixa foi tem da novela "O Sexo dos Anjos".

Passados 35 anos da banda Yahoo, o grupo continua na estrada e contabiliza nove músicas em trilhas sonoras de novelas.

"A novela sempre fez parte das nossas vidas por ser um grande canal de divulgação do nosso trabalho", diz o vocalista Zé.

Além de trabalharem com grandes artistas, como Paulo Ricardo, Roberto Campos, Paulo Massadas e Ana Vilela, Zé Henrique produziu seis álbuns da Xuxa e ganhou dois prêmios Grammy com o projeto "Xuxa Só Para Baixinhos".

"Me sinto muito orgulhoso por termos chegado até aqui. 35 anos não são 35 dias", reflete o vocalista da Yahoo.

Marcelão reflete que, os fãs que os acompanhavam nos anos 80 e 90, hoje apresentam as canções aos filhos. "Isso nos traz uma alegria, principalmente por influenciar positivamente o gosto musical de uma nova geração. É uma recompensa que palavas não conseguem traduzir", diz o baterista.

Ao completar 35 anos de alegrias e tantas experiências na estrada, a banda Yahoo conta ao Jornal da Barra que tem planos para 2024.

"Em dezembro vamos lançar o single 'Entre o Espinho e a Flor', que faz parte de um álbum que vamos lançar no primeiro trimestre de 2024. Vai ser um álbum autoral de 10 anos, que marca 35 anos da banda", conta Marcelão.

Junto com uma turnê nacional, a banda fará o Baile Yahoo, com grandes sucessos do grupo. O momento é perfeito para dançar muito e relembrar os anos 80 e 90.

Barra da Tijuca é parte da história

Há 35 anos, neste bairro da Zona Oeste, Robertinho de Recife encontrava Zé Henrique. Ao ouvir que o guitarrista procurava um cantor para formar uma banda de hard rock, o vocalista pediu uma oportunidade e, ao fazer o teste, foi recrutado para compor a Yahoo.

A partir da escolha dos outros integrantes, os ensaios da banda aconteciam no mesmo bairro, até crescerem nacionalmente e conquistarem um lugar no coração dos noveleiros e jovens dos anos 90.

"As minhas lembranças em relação ao bairro são sempre em relação à música, desde o início do grupo, até os nossos estúdios musicais, que foram todos na Barra", conta Zé Henrique, que mora há mais de 30 anos na Barra da Tijuca

O vocalista chegou no bairro muito cedo e é morador da região desde que "não tinha nada", onde os pontos eram apenas alguns condomínios, casas e supermercados. "Eu vi esse bairro surgir, crescer e se tornar o que é hoje. Eu não saio daqui por nada", diz o produtor musical.

O baterista Marcelão também morou na Barra por 15 anos e aponta o Estúdio Yahoo, onde gravaram com Alcione e Xuxa. O artista tem memórias da banda gravando o álbum "25", onde eles compuseram todas as canções no estúdio, assim como gravaram e mixaram.

"A Barra é a raiz da banda Yahoo", reflete o músico. Como um bairro que continua crescendo, se modificando e apresentando riquezas culturais e de beleza natural, "o bairro é importante para a banda".

Criada em 1981, a Barra da Tijuca é apenas 7 anos mais velha do que a Banda Yahoo, que foi fundada em 1988. O crescimento do bairro foi exponencial nas últimas décadas e tem atraído novos moradores pelo conforto e beleza do ambiente, que oferece a dinâmica de metrópole e, ao mesmo tempo, o sossego do contato com a natureza.

Aqui, a banda cresceu e teceu novos caminhos artísticos. A Yahoo fez sucesso no passado e enxerga os anos à frente com otimismo! O show de 35 anos do grupo acontece no sábado.

Show em comemoração aos 35 anos da banda

A banda Yahoo, talvez a mais romântica banda de rock do Brasil, celebra 35 anos e da maneira que mais gosta: nos palcos. No sábado (25), o grupo se apresenta a partir das 20h no Clube da Aeronáutica, na Barra.

O espetáculo traz vários temas de novelas da TV Globo e canções que se transformaram em hits nacionais. "Mordida de Amor", "Anjo", "Caminhos de Sol" e "Hey Jude" e muitas outras fizeram e fazem parte da trilha sonora do Brasil das últimas três décadas.

Para completar, são quase duas horas de muita música. A banda vai fazer o público não conseguir ficar parado diante dos grandes sucessos dos anos 90.

Com os fundadores Zé Henrique (voz e baixo), Marcelão (voz, baixo e bateria) e Rodrigo Novaes (guitarra e vocal) e Léo Mendes (teclados, violão e vocal), o palco será sempre a celebração dos artistas.

Serviço:

Data: 25/11/23

Local: Clube da Aeronáutica - sede Barra; Rua Raquel de Queiroz

Ingressos R$ 70,00 à venda no próprio clube

Estacionamento gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.