Por:

'Dia D': ação visa combater proliferação de mosquitos

Estado do Rio também teve aumento de casos em 2023 | Foto: Reprodução/Internet

Por: Lucas Costa

Neste sábado, dia 25 de novembro, a Prefeitura do Rio de Janeiro promove o "Dia D" no Itanhangá, região da Barra da Tijuca. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Saúde em parceria com a subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens, conta com o apoio de órgãos municipais como Comlurb, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Rio Águas. A ação também será realizada no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade.

O principal objetivo da ação é combater a proliferação de mosquitos na região, com foco especial na redução dos borrachudos. As equipes irão realizar a limpeza e escovação das pedras, concentrando-se nas áreas de maior incidência desses insetos.

Na região da Subprefeitura da Barra da Tijuca, a Rio Águas oferece suporte aos trabalhos, enquanto na Grande Tijuca, o Programa Guardiões do Rio se une à operação. O subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, destaca a eficácia do trabalho conjunto: "Nós percebemos uma redução significativa na quantidade de mosquitos desde a última ação que fizemos juntos. Percebemos que o trabalho é válido e nós vamos continuar realizando essas ações para melhorar cada vez mais, já que vimos que dá resultado."

A Comlurb participará ativamente na remoção de resíduos e no corte de vegetação ao longo dos rios que margeiam as comunidades Furnas e Fazenda. Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizará buscas por possíveis focos de dengue, lembrando que na última edição do evento, realizada em 21 de outubro, mais de 100 casas foram vistoriadas.

Raphael Lima, subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, esclarece que a ação é uma resposta a uma demanda da sociedade civil: "Estamos atendendo uma demanda da sociedade civil, que fez a solicitação pessoalmente ao prefeito Eduardo Paes, em reunião com a Associação e representantes dos moradores do Itanhangá e seu entorno. É importante frisar que essa ação conjunta tem como objetivo combater a infestação de mosquitos que está atingindo a região."

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, destaca a importância do Programa Guardiões dos Rios na manutenção e limpeza das encostas e rios em pontos diversos da cidade. Ela ressalta que a ação do "Dia D" é crucial para a prevenção e combate aos mosquitos, especialmente nesta época do ano.

O Programa Guardiões dos Rios, que abrange 60 bairros e 141 frentes de trabalho, atua em todas as áreas de planejamento do município do Rio de Janeiro. Com cerca de 150 km de extensão atendidos pelo programa, cada equipe é composta por seis pessoas, desempenhando um papel fundamental na manutenção ambiental da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.