Por:

Comida di Buteco: celebração da cultura botequeira no Rio

Bar do Elson, na Barra, apresenta o Inusitado. | Foto: Divulgação / Fernando Salles

De 5 de abril a 5 de maio, o Rio de Janeiro mergulhará na efervescência da cultura botequeira com a chegada do Comida di Buteco, o maior concurso de "butecos" do Brasil. Com uma impressionante variedade de 144 opções de petiscos, sendo 13 na região da Barra da Tijuca, Vargens e Jacarepaguá, os cariocas terão a oportunidade de explorar os sabores e a atmosfera única desses estabelecimentos tradicionais.

Entre as delícias oferecidas na cidade maravilhosa, destaca-se o Art Chopp, localizado em Taquara, com seu prato "Chupe até o osso", uma suculenta costela bovina defumada em lenha de macieira. Já o Bar do Gallo, também em Taquara, apresenta o irresistível "Caiu na REDE", camarão frito acompanhado de azeite de alcatras, pesto de azeitonas azapa e torradas temperadas no azeite.

Na Barra da Tijuca, o Bar do Elson surpreende com seu prato "Inusitado", um taco de fígado acebolado com pico de gallo, enquanto o Deck Bar e Restaurante oferece uma experiência única com a "Costela de Adão com picada de Cobra", costeletas de porco assadas empanadas com mix de queijo parmesão, acompanhadas de maionese defumada e uma xote de picada de cobra cachaça.

Jacarepaguá não fica de fora da festa gastronômica, com opções como o Bar do Thomaz, que apresenta o "Madame Satã", bolinhos de costela com cream cheese recheados com geleia de bacon, e o Formigueiro Brasa e Fogão, com o criativo petisco "Quem com porcos se mistura, do mar come", composto por 6 petiscos de massa de harumaki, entre outros ingredientes.

Em Vargem Grande, o Tonamata promete surpreender com seu prato "Um presente para o Rio: Porquinho Carioca em três versões", uma combinação de croquete de costelinha de porco, bolinho de joelho de porco defumado marinado na cerveja e canjiquinha temperada. Já o Tô Na Boa oferece uma tríade de pastel nos sabores salmão, camarão e costela.

Além dessas opções, o Tibar Taquara prepara uma moqueca de peixe e camarão coberta por cremoso purê de batatas e queijo gratinado, enquanto o Raízes Gastrobar apresenta o "Não-Casado", uma versão salgada de bem-casado feita com massa de batata temperada empanada, recheada com maionese de lombo suíno e bacon.

O Nordestino Carioca encerra a lista de destaques com o "Trio Arretado de Bom", carne de sol desfiada com cebola e nata de leite, acompanhada de farofa de cuscuz com ovos e linguiça suína caramelizada no melaço de rapadura.