Campos firma parceria técnica com Sebrae
Assinatura foi para implementação do Programa de Inclusão Produtiva
O prefeito Wladimir Garotinho assinou, nessa segunda-feira (2), um convênio entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Sebrae, para a implementação do Programa de Inclusão Produtiva. A iniciativa inclui capacitação de equipes técnicas das unidades do Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social e, em seguida, o atendimento direto às famílias atendidas.
O prefeito Wladimir Garotinho destaca a importância de mais uma parceria do Sebrae com o município, agora para atender famílias em situação de vulnerabilidade social.
"O Sebrae é uma entidade parceira da Prefeitura no desenvolvimento de diversas ações políticas públicas no âmbito da Educação e Qualificação e, agora, na área da inclusão produtiva, em especial para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que tem sido destaque com muitos compromissos, programas e projetos do governo desde o início da nossa gestão", disse.
O objetivo do Programa de Inclusão Produtiva é capacitar as equipes em competências técnicas, comportamentais e gerenciais, fazendo com que esses profissionais disseminem a autonomia financeira e a qualificação profissional entre as famílias assistidas. A analista da coordenação de Inclusão Produtiva do Sebrae, Fabiana Ramos, explica que a ideia da ação viabiliza, dentro da política de Assistência Social, o desenvolvimento econômico e renda.
"A gente trabalha com três vertentes, sendo a gestão estratégica do poder público, através da Secretaria de Assistência como principal ponto focal, para serem criadas ações intencionais para inclusão produtiva. Então, a gente vai trabalhar os dados dos equipamentos e as potências do território de maneira estratégica, criando ações priorizadas para o município. A gente também trabalha o desenvolvimento das equipes de Assistência, levando conteúdos comportamentais de liderança e de gestão. Em cima das informações que a gente for coletando no diagnóstico e nas conversas com as coordenações, a gente cria um calendário para os beneficiários do CadÚnico, pensando na capacitação deles para gerar incremento de renda", explicou.
O secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, reforça a importância da parceria entre a Prefeitura com entidades ligadas à economia. Para ele, iniciativas se somam às ações já executadas pelo município que beneficiam famílias inscritas no CadÚnico.
"Desde o início do governo Wladimir Garotinho, a Assistência Social vem executando ações e projetos que promovem a autonomia e possibilidade de geração de renda para as famílias atendidas, com a oferta de cursos livres", disse o secretário.
