Campos faz chamamento para vacinação de jovens
Imunizantes estão disponíveis em várias Unidades de Saúde
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando a população para aproveitar os últimos dias de férias escolares para vacinar crianças e adolescentes. Os imunizantes estão disponíveis em várias Unidades Básicas de Saúde, na Clínica da Criança, em Guarus, e no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, onde a vacinação é centralizada. Além desses postos, o município conta com o Vacina Drive, um espaço que visa melhorar o acesso, especialmente de idosos, crianças atípicas e pessoas com dificuldades de locomoção.
Na Secretaria também funciona o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, que atende pacientes com comorbidades, oferecendo vacinas especiais que não estão disponíveis em salas de vacinação comuns. O CRIE atende pessoas com condições como HIV, câncer, diabetes e alergias a componentes vacinais, garantindo que esses munícipes recebam os imunizantes adequados sob supervisão médica.
"O município disponibiliza a vacinação em mais de 30 postos. A nossa central de imunização começou a funcionar em 2024, facilitando o acesso à vacinação para a população, já que está localizada no Centro da cidade e possui horários diferenciados, atendendo até às 20h e, também, em fins de semana e feriados. Aproveito para convidar a todos para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, incluindo a vacina contra a dengue. Muitos ainda não completaram o esquema vacinal da dengue (duas doses), por isso reforçamos a importância de comparecer aos postos", orientou o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.
Leonardo destaca a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em Campos, que foi pioneira no Brasil, com a introdução da vacina em outubro de 2010. "Estamos focados na vacinação contra o HPV para crianças, adolescentes e jovens de 9 a 19 anos. Em alinhamento com a intensificação promovida pelo estado do Rio de Janeiro, jovens nesta faixa etária que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra o HPV têm direito a uma dose única. A vacina é importante para proteger contra vários tipos de HPV e o câncer relacionado a doença", explicou.
No ato da vacinação é preciso estar portando o documento com foto, CPF ou Cartão do SUS, Caderneta de Vacinação. Já o Cartão de Vacina Covid-19 será exigido juntamente com documentos pessoais para quem for receber os imunizantes. Os imunocomprometidos devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
