Museu Histórico de Campos ganha iluminação e monitoramento

Intervenção no espaço é fruto do projeto aprovado em edital da Faperj

Por

O prefeito Wladimir Garotinho inaugurou a nova iluminação do Solar do Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico, localizado da Praça do Santíssimo Salvador. A intervenção é fruto do projeto "Renovação da Infraestrutura Elétrica do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes", aprovado em edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Wladimir fez o descerramento da placa com o marco da inauguração junto da coordenadora municipal de Museus, Graziela Escocard - que representou a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos -, e do professor Aldo Durand Farfán, líder do grupo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que foi a grande parceira do projeto contemplado no edital "Programa de apoio a estudos para a recuperação e reestruturação de edificações históricas do Período Colonial (1500-1807), tombadas por instituições de patrimônio histórico, sediadas no Estado do Rio de Janeiro - 2024".

"Fico muito feliz com o novo parque de iluminação do Museu, fator determinante para a melhor visualização do acervo aqui exposto. Além da nova rede elétrica, o prédio também recebeu um moderno sistema de monitoramento, por meio da instalação de 32 câmeras, aumentando a segurança de cada sala do complexo. Vida longa ao nosso Museu", enfatizou Wladimir, que, em seguida, percorreu as salas do Solar.

Em seu discurso, Graziela destacou a importância do novo momento. "Esse projeto oriundo de edital da Faperj, que viabilizou a renovação da rede elétrica do Museu, foi fundamental para a preservação do acervo, com lâmpadas adequadas para as obras de arte, além da garantia da segurança para o aparelho museológico e economia de energia. Desta maneira, seguimos zelando pelo nosso Museu", disse.

Concurso de Presépios

O Museu Histórico, localizado na Praça do Santíssimo Salvador, recebe, até a próxima quarta-feira (10), o 1º Concurso de Presépios de Campos. A iniciativa do Coletivo Finasinha Artesanato Cultural celebra as tradições natalinas por meio da criatividade e da identidade cultural dos artesãos do município. A visitação acontece das 10h às 12h e das 14h às 17h. Entre a próxima quinta-feira (11) e o dia 15, os presépios serão expostos no Palácio da Cultura.

A mostra dos presépios conta com votação presencial do público ao longo de todo o período da exposição. As obras foram produzidas em diversas técnicas, como crochê, cerâmica, madeira, terrário, papel machê, jeans e tecidos, reforçando a riqueza e a diversidade da produção artesanal local.

"A iniciativa incentiva a circulação do público no Museu e fortalece o diálogo entre arte popular, cultura local e comunidade. O projeto conta com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), que disponibilizou seus equipamentos culturais para a exposição dos presépios. Além da mostra, o coletivo realiza uma Rifa Natalina, cujo ganhador poderá escolher um dos presépios apresentados no concurso. Todo o valor arrecadado será destinado à artesã autora da peça escolhida, fortalecendo diretamente o trabalho manual e a economia criativa do território", ressalta a coordenadora do Finasinha, Simone Alves.

O Finasinha Artesanato Cultural atua na promoção da arte popular, no incentivo à economia criativa e na valorização do trabalho de mulheres artesãs da cidade, fortalecendo redes de cooperação e identidade cultural.