Saquarema é destaque em congresso de educação em Brasília
A Prefeitura de Saquarema marcou presença no XXXV Congresso Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizado de 19 a 21 de agosto, em Brasília-DF. O evento, que teve como público-alvo conselheiros municipais de educação, presidentes de Conselhos Municipais de Educação, secretários municipais de educação, técnicos de secretarias de educação, dirigentes municipais de ensino, além de lideranças e pesquisadores da área educacional, reuniu representantes dos 27 estados da Federação. O objetivo foi discutir o fortalecimento dos sistemas municipais de ensino, a implementação de políticas públicas inclusivas e o fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federativos.
Durante a programação do encontro nacional, a comitiva — liderada pela prefeita de Saquarema Lucimar Vidal e pela secretária Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Patrícia Oliveira — ministrou uma palestra no painel dedicado a experiências inspiradoras na gestão pública educacional.
Na apresentação, a equipe municipal detalhou os pilares da Educação Integral e em Tempo Integral desenvolvida em Saquarema, estruturada a partir da ampliação do currículo da Base Nacional Comum Curricular com atividades transversais nas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural. Entre as iniciativas apresentadas aos gestores de todo o país, destacaram-se a atuação do Complexo Municipal de Educação Integral José Pereira dos Santos Filho, o projeto Escola Ativa e o Programa Escola Viva.
"Participar de um encontro de dimensão nacional é essencial sob dois aspectos centrais: primeiro, porque nos permite absorver boas práticas e tecnologias pedagógicas aplicadas por outros municípios brasileiros; segundo, porque dá visibilidade ao investimento contínuo que Saquarema tem feito na Educação Integral. Mostrar que a nossa expansão de carga horária vem acompanhada de inovação, esporte, tecnologia e cidadania comprova que a educação transforma trajetórias quando tratada como prioridade de gestão", destacou Lucimar Vidal.
A delegação expôs ainda as ações intersetoriais de impacto no ecossistema de ensino do município, tais como a Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema — centro de formação voltado à tecnologia e inovação que alcançou 390 alunos matriculados em 2026 — e o projeto desportivo e educacional Atletas do Futuro, que atende alunos da rede pública municipal de ensino de 6 a 17 anos.