PM faz operação em várias regiões do RJ contra avanço do Comando Vermelho

Ação mobiliza 27 batalhões e unidades especiais para cumprir mandados, apreender armas e drogas, recuperar veículos e retirar barricadas

Por Redação

Policiais também realizaram ações na Vila Vintém, Batan e Batanzinho, além de outras comunidades localizadas na região de Bangu, na Zona Oeste do Rio

A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou, na manhã desta quinta-feira (13), uma operação em diferentes regiões do estado para combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV). A ofensiva mobiliza 27 batalhões, unidades do Comando de Operações Especiais (COE) e os oito Comandos de Policiamento de Área (CPAs).

Segundo a corporação, a operação tem como objetivos o cumprimento de mandados de prisão, a apreensão de armas e drogas, a recuperação de veículos roubados e a remoção de barricadas instaladas por criminosos.

Na capital fluminense, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atuam no Andaraí, na Grande Tijuca. A região é alvo de ações voltadas ao enfrentamento de disputas territoriais entre grupos criminosos.

Tiroteio na Cidade de Deus

Na Zona Sudoeste do Rio, policiais realizam operações em diferentes comunidades. Na Cidade de Deus, moradores relataram um intenso tiroteio entre agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) e criminosos antes do amanhecer.

De acordo com a Polícia Militar, dois criminosos foram baleados durante a ação. Uma pistola e uma granada também foram apreendidas. Até a última atualização, não havia informações sobre o estado de saúde dos dois homens.

As equipes também atuam nas comunidades do Pombo Sem Asa e Canal, no Recreio dos Bandeirantes, além de áreas da Vila Vintém e do Batan, em Bangu, na Zona Oeste.

Operação Barricada Zero no Complexo do Chapadão

No Complexo do Chapadão, policiais do 41º BPM (Irajá) realizam a Operação Barricada Zero, com foco no combate a roubos de cargas e veículos e na retirada de obstáculos utilizados por criminosos para dificultar o acesso das forças de segurança.

Durante a operação, criminosos atearam fogo em carros para bloquear as vias e tentar impedir o avanço dos policiais.

A estratégia de instalação de barricadas em ruas e acessos de comunidades é utilizada por grupos criminosos para dificultar operações policiais e controlar a circulação em determinadas áreas.

Policiais são atacados em Brás de Pina

Na Zona Norte, agentes do 16º BPM (Olaria) atuam nas comunidades do Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina.

Segundo a Polícia Militar, os agentes foram atacados a tiros durante a operação. Após um cerco realizado na região, os policiais localizaram um homem que estava com um fuzil AR-10.

Até a última atualização, não havia confirmação sobre eventual ferimento do suspeito.

Operação também chega à Baixada e Região Metropolitana

A ofensiva não está concentrada apenas na capital. As ações da Polícia Militar também foram realizadas em municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Entre as cidades com operações estão Duque de Caxias, São João de Meriti, Queimados, Magé, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

A mobilização de diferentes unidades da corporação ocorre em meio à estratégia da Polícia Militar para conter o avanço territorial de organizações criminosas e recuperar áreas utilizadas para atividades ilegais.