Prefeitura do Rio apresenta obras do PAC Periferia Viva
Com um investimento de R$ 171 milhões, Maré vai ganhar um parque
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou neste domingo (01) do anúncio do conjunto de obras de urbanização, lazer e recuperação ambiental no Complexo da Maré, que serão realizadas por meio do PAC Periferia Viva, em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial do programa é a implantação do Parque Linear da Maré, na Vila dos Pinheiros, além da reforma da sede da Gerência Executiva Local, na Baixa do Sapateiro.
"Nós fizemos, aqui, cerca de 30 escolas no meu outro governo. Isso tudo foi investimento da prefeitura, mas graças a essa parceria. Como é que o PAC funciona? As pessoas, os estados e os municípios vão lá e apresentam as suas propostas para serem enquadradas pelo governo federal. Essas propostas são avaliadas e encaminhadas", explicou o prefeito do Rio.
O marco zero do programa no território foi a implantação do Plano de Ação e do Posto Territorial, estruturados a partir da escuta ativa da comunidade. Desenvolvido em diálogo com moradores, lideranças locais e instituições do território, o Plano de Ação tem como objetivo definir, de forma participativa, as intervenções prioritárias para a transformação de áreas estratégicas da Maré, com foco na ampliação da qualidade de vida, da segurança e dos espaços de convivência.
O investimento total previsto é de R$ 171 milhões. As intervenções serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e abrangem diferentes frentes de urbanização no Complexo da Maré.
"Tudo o que a gente vai apresentar aqui e as fases que a gente já está iniciando são fruto da decisão dos moradores, representados por presidentes de associação, por lideranças, por pessoas que têm a representação legítima da sociedade. O foco do investimento do Parque da Maré com o Periferia Viva está sendo a urbanização das áreas mais críticas aqui da Maré, áreas que precisam de investimento, que precisam de investimento de drenagem, de esgoto, de apoio e que são áreas mais críticas. Há quatro áreas que precisam mais. São 11 mil domicílios impactados, 265 ruas que vão receber drenagem, rede de água, esgoto, asfaltamento e calçada. Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Timbau e o conjunto de ruas ao longo da Avenida Ribeiro Dantas", afirmou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
O projeto do parque foi construído a partir das contribuições da comunidade, incluindo crianças das escolas da região, que apontaram os espaços e equipamentos que sentiam falta no cotidiano. O Parque Linear da Maré contará com quadra poliesportiva, quadra de areia, anfiteatro, parque infantil, hortas comunitárias, ecopontos da Comlurb, Recicla Comunidade, circuito de bicicletas e áreas de convivência, ampliando as opções de lazer e incentivando hábitos saudáveis.
