Governo em alerta pelas chuvas no estado
Equipes estão na Baixada e região Serrana, para mitigar estragos
O Governo do Rio mobilizou, desde a madrugada desta quarta-feira (17), equipes e máquinas em diversas regiões para conter os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado. Sob determinação do governador Cláudio Castro, o Comitê de Chuvas foi acionado, e secretarias como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Inea (Instituto Estadual do Ambiente) trabalham em regime emergencial em apoio aos municípios mais afetados, com resgates, desobstrução de vias e operação de bombas de drenagem na Baixada Fluminense e na Região Serrana.
"Seguimos com atenção total e dando suporte aos locais mais afetados. Estou em contato direto com todas as secretarias envolvidas nessas ações emergenciais e solicitando informações constantes para que possamos realizar ações pontuais, como já vem sendo feito. Reforço o pedido para que as pessoas permaneçam em locais seguros e evitem áreas de risco. Neste momento, o mais importante é garantir a segurança de todos. Nossas equipes estão atuando de forma incansável", reforçou o governador Cláudio Castro.
O Inea mobilizou máquinas do programa Limpa Rio para atendimento emergencial nos municípios afetados pelas chuvas. Até o momento, Duque de Caxias (Calombé), Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo (Santa Teresa) e Itaguaí recebem uma escavadeira e três caminhões. Em Caxias, o apoio será reforçado ao longo do dia. Na Baixada Fluminense, o Governo do Estado também mantém em pleno funcionamento as bombas instaladas nos pólderes do Outeiro e do Pilar.
Túnel Extrasor
Em Petrópolis, o Inea atua com cerca de 40 profissionais no túnel extravasor, além de três retroescavadeiras, seis caminhões trucados, uma escavadeira hidráulica e um caminhão prancha, garantindo apoio rápido às áreas mais atingidas. O programa Limpa Rio mantém sete frentes de trabalho na cidade e, desde o início do ano, já retirou mais de 38,4 mil metros cúbicos de sedimentos de rios e córregos.
"Acionamos todos os prefeitos e o maquinário do Governo do Estado já está trabalhando na desobstrução das áreas mais afetadas e, principalmente, na proteção da vida das pessoas. Ainda há previsão de chuvas moderadas a fortes em alguns pontos, por isso é fundamental seguir as orientações da Defesa Civil e acompanhar os alertas", destacou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
