Niterói usa esporte como ferramenta de inclusão social

Com o projeto, muitos jovens conquistaram vagas em clubes

Por

Em um país marcado por desigualdades, Niterói se destaca ao construir uma ponte de oportunidades para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, oferecendo um caminho de esperança, aprendizado e transformação. O Núcleo de Esporte e Cidadania (NEC) é mais um movimento da Prefeitura de Niterói que acredita no potencial da juventude. São histórias de jovens que, com o apoio do município, buscam seu caminho, seja através do futebol, jiu-jítsu, basquete ou outras modalidades esportivas.

"O esporte é uma das ferramentas mais poderosas de inclusão social que podemos oferecer aos nossos jovens. Ele abre portas, cria oportunidades e afasta nossas crianças dos riscos impostos diariamente pela desigualdade. Quando investimos no esporte, estamos investindo em futuro, cidadania e dignidade. Projetos como o NEC mostram que, com apoio, estrutura e orientação, cada jovem pode descobrir seu potencial e transformar sua própria história. Nosso propósito é garantir um futuro digno para essas crianças e transformar a realidade da comunidade", destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social, o NEC alcançou um total de 3.184 alunos inscritos em suas atividades, atendendo principalmente a faixa etária de 6 a 18 anos, em 16 comunidades de diferentes regiões da cidade. São atividades esportivas, culturais e educativas que estimulam a formação cidadã, o protagonismo juvenil e a construção de um futuro melhor para os jovens atendidos. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O NEC atua em comunidades como Brasília, Leopoldina, Pombal, Bumba, Morro do Céu, Santa Bárbara, Caramujo, Ponta da Areia, Piratininga, Tibau, Praça do Descobrimento, Grota, Palácio, Praia de Icaraí, Beltrão e Zulú. São nesses espaços que histórias começam a mudar, onde a esperança ganha direção e talentos muitas vezes invisibilizados são reconhecidos, valorizados e incentivados.

"O Núcleo de Esporte e Cidadania é uma política pública essencial para ampliar o acesso ao esporte, fortalecer valores sociais e gerar oportunidades para a população. Ele une atividade física, educação e cidadania, oferecendo espaços seguros e orientação qualificada. Temos muito orgulho de ver o NEC transformar vidas e ajudar a construir uma Niterói mais ativa, integrada e inclusiva", afirmou Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte.

Com o projeto, muitos jovens conquistaram vagas em clubes, ampliando suas oportunidades de futuro. O NEC também fortalece vínculos comunitários, promovendo um ambiente de respeito, disciplina e solidariedade — valores essenciais para transformar realidades e construir uma sociedade mais inclusiva.