Cidade troca experiência sobre resiliência urbana
A Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro recebeu, nesta quarta-feira (24), o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, referência internacional em resiliência urbana, inovação social e desenvolvimento territorial. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências entre Medellín - cidade que passou de uma das mais violentas do mundo a exemplo global de urbanismo social - e as políticas públicas em andamento no estado do Rio de Janeiro.
Reconhecida há quase 30 anos por um processo consistente de transformação, Medellín também inspirou iniciativas no Rio de Janeiro. Santiago teve participação direta nessa trajetória, coordenando a Oficina de Resiliência da cidade e liderando projetos de reconstrução urbana. Sua experiência inclui ainda a atuação na África do Sul, onde trabalhou ao lado do presidente Nelson Mandela.
O encontro reforçou que, assim como Medellín, o Rio pode avançar ao garantir continuidade às políticas públicas e valorizar as comunidades como protagonistas da transformação.
