Por: CORREIO FLUMINENSE

Jovens conquistam vaga em evento internacional de dança

Quatro jovens dançarinos realizarão o sonho de participar, gratuitamente, do Prix de Lausanne, uma das mais prestigiadas competições internacionais de ballet. A pré-seleção latino-americana, promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, chegou ao fim na nesta sexta-feira (26), após dois dias de audições e apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, reunindo 55 talentos entre 15 e 18 anos, vindos de sete países.

O ponto alto do evento foi a escolha de quatro finalistas - três brasileiros e uma argentina - que representarão a região na etapa final do concurso, entre 1º e 8 de fevereiro de 2026, na Suíça. Além da oportunidade, os selecionados terão todas as despesas de viagem e hospedagem custeadas.

Para a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a parceria com o Prix de Lausanne reforça o papel do Estado na valorização da dança e na democratização do acesso à cultura.

A Pré-seleção 2025 foi organizada pelo Prix de Lausanne em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Durante a etapa latino-americana, sediada pelo Rio de Janeiro, foram escolhidos: Luisa Costa, Pietra Rego e Victor Hugo Santos, do Brasil, e Martina Tolaba, da Argentina.