Niterói foi eleita a terceira cidade mais inteligente do Brasil e a segunda mais bem colocada da Região Sudeste no Ranking Connected Smart Cities 2025, elaborado pela consultoria Necta. A cidade também foi premiada com o primeiro lugar em Economia e Finanças. O novo Ranking Connected Smart Cities 2025 mapeou todas as cidades brasileiras para identificar aquelas com maior potencial de desenvolvimento, com recortes regionais e por eixo temático.
As primeiras cidades colocadas no ranking nacional são Vitória, Florianópolis, Niterói, São Paulo e Curitiba. Niterói é o único município que não é capital.
A edição de 2025 marca uma reformulação da Plataforma Connected Smart Cities, alinhada à visão de promover cidades sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035. Para definir as 100 cidades brasileiras mais inteligentes, o ranking Connected Smart Cities considera 75 indicadores divididos em 13 áreas temáticas, como economia e finanças, meio ambiente e mudanças climáticas, habitação e planejamento urbano, mobilidade urbana, energia e educação, entre outros. Para a maior parte desses indicadores, a base da avaliação são quatro normas ISO ligadas a serviços urbanos e qualidade de vida, cidades inteligentes, cidades resilientes e métricas de ESG.