Niterói segue como destaque nacional ao ser classificada em 1º lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2025, que avaliou 5.129 municípios brasileiros. A cidade divide a primeira posição nacional com outros municípios do país e é a única a alcançar a nota máxima no ranking no Estado do Rio. Desde 2016, Niterói apresenta os melhores desempenhos nos critérios utilizados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para a elaboração do índice, ocupando a 1ª posição no Estado. O estudo e ranking independentes são um dos principais do país para avaliar a qualidade da gestão dos entes municipais.
Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a classificação da cidade no topo do ranking nacional e com a nota máxima demonstra a superação de desafios, graças a uma administração que prioriza planejamento, muito trabalho e o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e investimentos sociais e urbanos de alto impacto para a população.
O IFGF avalia as contas públicas a partir de quatro indicadores-chave: Autonomia (capacidade de gerar receita própria), Gastos com Pessoal, Liquidez (capacidade de honrar compromissos de curto prazo) e Investimentos.
A escala vai de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a situação fiscal do município. Niterói teve nota 1 em todos os indicadores, um reflexo direto de anos de planejamento, austeridade e compromisso com o interesse público.