Por:

Niterói: Programa Mulher Líder chega a nona turma

Em Niterói, o empreendedorismo feminino também se aprende em sala de aula. Lançado em 2021, o programa Mulher Líder — uma parceria da Secretaria Municipal da Mulher com a Acierj (Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro) e o Senac RJ — chega à sua nona turma este mês. Até agora, mais de 500 empreendedoras já se formaram, em busca de maior autonomia financeira e cidadania plena.

O curso é destinado a mulheres maiores de 18 anos, residentes em Niterói e com, no mínimo, o Ensino Fundamental completo. Para garantir inclusão e igualdade de oportunidades, 20% das vagas são reservadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou que vivenciem alguma forma de violência — física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.

Fernanda Sixel Neves, primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, explica que o Mulher Líder nasceu de uma demanda das mulheres atendidas pelo Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) da Prefeitura de Niterói.

A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, reforça que as ações voltadas para o público feminino não podem se limitar à pauta da violência e que a rede de proteção deve envolver toda a sociedade.