As crianças do projeto Clin Social, da Companhia de Limpeza de Niterói, tiveram uma programação especial na AABB de São Francisco. Além das atividades esportivas, elas participaram de um bate-papo sobre o conselho tutelar de uma forma lúdica, para que pudessem compreender o papel do órgão como fiscalizador e garantidor dos direitos de crianças e adolescentes e não como substituto da família e do Estado.
Foi um dia de aprendizado e diversão para cerca de 55 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Ernani Moreira Franco, localizada no Fonseca, zona norte de Niterói, em dois turnos (sempre no contraturno escolar).
A roda de conversa foi comandada pelo conselheiro tutelar Raphael Lírio Guimarães. Os estudantes participaram tirando dúvidas e relatando histórias.
Raphael falou sobre as responsabilidades do órgão, o funcionamento, e sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes. Ele explicou, ainda, o papel dentro da escola, que é combater o bullying, o racismo, esclarecer sobre o significado de ato infracional, e como deve ser a conduta em casa e na escola.