Pelo terceiro ano seguido, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro se prepara para a missão de promover a internacionalização da cultura fluminense. Foi lançado, nesta segunda-feira (08), o edital "Loco Por Ti, América", que levará artistas do estado para um intercâmbio em três países da América do Sul: Argentina, Chile e Uruguai. A chamada pública conta com um investimento total de R$ 4.62 milhões, divididos entre 30 vagas.
As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 23 de setembro, exclusivamente pela internet, através da plataforma Desenvolve Cultura.
"O Rio de Janeiro vive um momento de fortalecimento da sua produção artística e cultural, e esse edital é mais uma prova de que acreditamos no talento dos nossos artistas. A internacionalização abre portas, gera oportunidades e amplia o alcance da nossa cultura, que é uma das mais ricas do mundo. Queremos que a arte fluminense ultrapasse fronteiras e conquiste novos públicos", declarou o governador Cláudio Castro.
Em 2023, a SececRJ lançou o primeiro edital de internacionalização da história do estado e cruzou o Atlântico até a Espanha. Devido ao sucesso, em 2024 foi a vez dos artistas fluminenses irem para a Colômbia, levando projetos de música, dança, teatro, artes visuais, entre outros segmentos. O investimento somado nos dois editais foi de mais de R$ 7 milhões e envolveu cerca de 500 profissionais, em ações espalhadas por diversas cidades e centros culturais dos dois países.
"O edital reforça o nosso compromisso de abrir caminhos para que a arte e a cultura do Rio de Janeiro ganhem cada vez mais projeção internacional. Depois de experiências marcantes na Espanha e na Colômbia, chegou a vez de estreitarmos laços com nossos vizinhos sul-americanos, promovendo a troca de saberes e de linguagens. Esse intercâmbio fortalece não apenas os artistas contemplados, mas todo o ecossistema cultural fluminense", destaca Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.