A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), deu início nesta semana às atividades do Programa Calçada Acessível em Resende. As primeiras ações aconteceram nos dias 1º e 2 de setembro e envolveram os servidores municipais que participam da elaboração do novo manual de acessibilidade e padronização das calçadas da cidade. As atividades contaram com a assessoria do especialista Luiz Gustavo Tavares.
O primeiro workshop do programa foi dividido em duas etapas. A primeira, realizada na manhã de segunda-feira (1º), consistiu em uma vivência prática nas ruas do Centro Histórico de Resende. Durante a atividade, os participantes percorreram o entorno da região com os olhos vendados e utilizando cadeiras de rodas, com o objetivo de experimentar as dificuldades enfrentadas por pessoas com mobilidade reduzida.
A segunda etapa, na terça-feira (2), contou com uma programação de palestras na Câmara Municipal. Os conteúdos abordaram as diretrizes do programa, apresentaram exemplos de municípios que já implementaram a iniciativa da Firjan e promoveram debates sobre a importância da acessibilidade nos espaços públicos.