Estado treina equipe da Tanzânia para megaeventos

Nos últimos quatro anos, área de segurança pública já recebeu 25 comitivas internacionais

Por

Dirigentes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, especializados em segurança pública e defesa civil, estão treinando uma delegação da Tanzânia que está na cidade do Rio de Janeiro cumprindo uma extensa agenda de intercâmbio. A visita, que começou na última terça-feira (19/08) e se estenderá até o dia 27/08, tem como objetivo principal a troca de experiências sobre estratégias de policiamento, segurança pública e gestão integrada de grandes eventos, entre outras áreas.

A comitiva tanzaniana mira especialmente a preparação para a 'Copa Africana de Nações 2027' e estruturação de protocolos para lidar com o aumento do turismo. Só na atual gestão, o governo fluminense já recebeu pelo menos outras 25 comissões estrangeiras com o mesmo objetivo: Colômbia, Suíça, República Tcheca, Itália, Quebec (Canadá), Tailândia, Reino Unido, Bélgica, Benin, Dinamarca, Perak (Malásia), Liaoning, Nigéria, Moçambique, Moscou, Estados Unidos, além das chinesas Pequim, Hebei, Shanghai, Zhejang, Tianjin, Guanxi, Jinhua, Shandong e Sichuan.

"É um orgulho servir de exemplo para tantas delegações no nosso estado. Essas trocas de experiências, de aprendizado mútuo, reforçam o papel do Rio de Janeiro como referência em gestão integrada, especialmente em grandes eventos, e aumentam ainda mais a nossa responsabilidade. A cooperação internacional é fundamental para aprimorar estratégias e fortalecer laços entre nações na proteção de suas populações", destaca o governador Cláudio Castro.

O cronograma da comitiva africana, composta por 22 representantes de órgãos de segurança tanzanianos, inclui visitas a unidades especializadas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), além de palestras, instruções práticas e acompanhamento de operações reais.

Programação

Nesta sexta-feira (22/08), a delegação visitará o Comando de Operações Especiais (COE), onde acompanhará instruções das unidades Grupamento de Ações Motociclísticas (GAM), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Na segunda-feira (25/08), a programação se estenderá ao Quartel-General da Polícia Militar, no Centro, e visitas a pontos turísticos com foco em policiamento especializado no setor, organizadas pelo BPTur.

Já na terça-feira (26/08), os representantes tanzanianos participarão de treinamentos no Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), encerrando o ciclo de intercâmbio com foco na troca de experiências em segurança pública e atuação em grandes eventos.