Rio: Barra da Tijuca se consolidará como o novo polo nacional do audiovisual

Por

Por Marcello Sigwalt

A aprovação, pela Câmara Municipal, no final de junho deste ano, do projeto que institui a Operação Urbana Consorciada (OUC) do Parque do Legado Olímpico - local da Rio 2016, na Zona Oeste da Capital fluminense - permitirá o crescimento exponencial da indústria do audiovisual e do entretenimento, ao consolidar a região da Barra da Tijuca como novo polo nacional de inovação, lazer e sustentabilidade, aberto a grandes acontecimentos.

É o que prevê a gerente jurídica, empresarial e cível da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Tatiana Abranches, para quem, a iniciativa "cria um ambiente favorável para o investimento privado, ao permitir a transferência do potencial construtivo. Isso significa que empreendedores interessados em construir na região podem adquirir o direito de construção além dos limites normais, mediante o pagamento de uma contrapartida".

Como argumento para a defesa do projeto, Tatiana conta que o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) solicitou o apoio da Firjan na defesa daquele local, onde se encontra o Polo Cine e Vídeo, como um espaço fixo da indústria do audiovisual, com a finalidade de manter a vocação instalada para a realização de eventos e filmagens. Essa lei, portanto, é uma das ações que atendem à essa intenção.

Na avaliação do Sicav, a aprovação do projeto deve colocar a indústria audiovisual, como protagonista na construção de um território dedicado à criatividade e inovação, fortalecendo sua liderança e contribuindo para o crescimento do segmento no Brasil e no mundo.

O diretor do Sicav, Marcelo Pedrazzi, por sua vez, assinala que "a aprovação deste PL é fundamental porque permite que o Parque Olímpico seja otimizado e potencializado, facilitando investimentos privados na área. Isso vai trazer uma grande renovação urbana, beneficiando moradores e a cidade do Rio de Janeiro, com projetos que abrangem mais de 1 milhão m²", ao prever um reflexo positivo da medida sobre o projeto 'Distrito Criativo'. "Com esta lei será possível criar um espaço dedicado ao desenvolvimento de negócios, serviços e eventos culturais, promovendo lazer, shows e a participação da comunidade", acrescenta o diretor.

Outro projeto beneficiado seria o "Imagine", complexo de entretenimento, cultura e inovação do empresário icônico Roberto Medina, que deverá atrair novos investidores.