Produção industrial do RJ cresce 2% e a do país cai 0,5%

Diferença se acentua no comparativo anual, de 7,1% para 3,3%

Por

Por Marcello Sigwalt

Com um crescimento de 2%, na passagem de abril a maio deste ano (contra um recuo de 0,5% do país), a produção industrial fluminense consolida um processo de crescimento virtuoso, 'deixando para trás' a média nacional, ao acumular expansão de 7,1%, ante apenas 3,3% no comparativo anual (frente a maio de 2024).

Estes dados constam da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada na sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Os números positivos da indústria fluminense mostram que o Rio de Janeiro está se consolidando como um importante centro de produção e inovação no país. Esse desempenho, acima da média nacional, é resultado de um ambiente cada vez mais dinâmico, com políticas públicas voltadas à qualificação de mão de obra e valorização das vocações econômicas do nosso estado. Esse caminho fortalece a nossa economia e amplia as oportunidades para os trabalhadores fluminenses", destacou o governador Cláudio Castro.

Outro dado relevante apontado no estudo do instituto é que a produção industrial do RJ acumula, no ano, alta de 1,7%. Na avaliação da secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado, Fernanda Curdi, a indústria fluminense segue em ritmo de crescimento.

"Enquanto a atividade industrial recua na maioria dos estados pesquisados pelo IBGE, o Rio mantém seu crescimento, apresentando taxas positivas mais intensas do que a média nacional", comentou Fernanda Curdi.

Entre os fatores positivos para tal resultado, destaque para: investimentos em distritos industriais; políticas públicas; consolidação da economia e crescimento acima da média nacional.