Semana do Meio Ambiente
Atividades incluem o plantio de mudas e mutirão de limpeza
Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, que se inicia neste domingo (1º), o Governo do Estado promove várias atividades com a participação de estudantes da rede pública, voluntários e parceiros da pasta ambiental.
Em várias Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) - são 40, ao todo -, haverá plantio de mudas, mutirão de limpeza, caminhadas ecológicas e palestras sobre boas práticas ambientais. Os eventos, realizados pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea, são gratuitos e abertos à participação da comunidade.
"Ao promover ações de educação ambiental, plantio de mudas e fiscalização contra crimes ambientais, o Governo do Estado reforça que sustentabilidade não é apenas uma meta, mas uma responsabilidade coletiva. Proteger o meio ambiente é garantir qualidade de vida para nós e para as futuras gerações", declarou o governador Cláudio Castro.
Haverá operações de fiscalização em todo o Estado. O objetivo é combater crimes ambientais, punir os responsáveis e também coibir ilegalidades. As ações, que já ocorrem normalmente durante todo o ano, serão intensificadas na próxima semana.
"A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade faz ações durante todo o ano. O Dia do Meio Ambiente é mais um marco para lembrar que todos somos responsáveis por defender e cuidar dos nossos recursos naturais, que nos oferecem abrigo, alimento e proteção", afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A data, que coincide com a conferência, tem por objetivo chamar a atenção do mundo para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Na segunda-feira (2), às 14 horas, houve Transmissão ao vivo: "COP 30, em Belém, os Desafios Ambientais Globais", pelo Canal APAMAR (https:/youtube.com/@apamerica).