ExpoRio Turismo consolida o protagonismo do estado
Setur avalia que evento promoverá o 'turismo de proximidade'
Por Marcello Sigwalt
Maior evento do setor no estado, a 4ª edição da ExpoRio Turismo - que ocorre entre os dias 5 a 8 de junho, no Complexo Lagoon, na Lagoa (Zona Sul) - consolida o Rio de Janeiro como principal destino turístico do país e do mundo, tendo em vista a alta ocupação hoteleira e a intensa agenda de eventos, ao longo deste ano e nos seguintes.
Indo além da previsível promoção nacional e internacional de tais atividades, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) ressalta a importância do turismo de proximidade e sua contribuição para a movimentação da economia local, além do fortalecimento da noção de territórios e da criação de oportunidades aos 92 municípios fluminenses. Tais metas são vistas como 'desafios', na avaliação da pasta.
Concebida há quatro anos, nos estertores da pandemia da covid-19, a ExpoRio Turismo ganhou 'envergadura' e o status de maior vitrine do turismo do estado, com a missão de estimular o desenvolvimento das 12 regiões turísticas fluminenses, por meio da promoção de experiências, negócios, cultura e integração.
Entre as novidades da edição deste ano, o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca destaca, como grande diferencial, as Expo Turismo Regionais, a quem caberá "levar essa experiência para outras partes do estado, fortalecendo o turismo interno e gerando ainda mais oportunidades nos territórios. Cada edição será adaptada à realidade e vocações da região, com foco em cultura local, experiências gastronômicas, produtos turísticos e geração de negócios"
Segundo ele, "a proposta é fortalecer o turismo interno, gerar impacto direto na economia local e oferecer um espaço de visibilidade para os pequenos empreendedores, artistas, artesãos e operadores de turismo de cada região. É também uma oportunidade para o público dessas cidades e arredores viverem a experiência da Expo sem precisar se deslocar até a capital".