Angra suspende rodízio de água
Moradores de toda a cidade passam a ter água nas torneiras
O sistema de rodízio no abastecimento de água, que vinha sendo adotado em diversos bairros de Angra dos Reis há pelo menos um ano, está suspenso em todo o município. A medida é anunciada pela Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), como resultado das primeiras ações emergenciais e estruturantes do Plano Mais Água em Angra, lançado no dia 28 de março.
— Isso significa que, a partir de agora, todos os moradores de Angra dos Reis, com destaque para a região da Grande Japuíba, incluindo bairros como Ribeira, Gamboa do Belém, Belém e Nova Angra, terão água nas torneiras todos os dias. É um avanço histórico, fruto direto do nosso trabalho, que seguirá firme para garantir cada vez mais água em quantidade e qualidade para toda a população — disse o prefeito Cláudio Ferreti.
De acordo com o presidente do SAAE, Marc Olichon, a suspensão das manobras — nome técnico do rodízio no abastecimento em determinados locais — foi testada com sucesso no último fim de semana de abril (dias 26 e 27) e durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1º a 4 de maio), sem qualquer registro de instabilidade no sistema.
— A suspensão do rodízio é um marco para Angra. Há pouco mais de um ano, as manobras aconteciam todos os dias, chegavam a durar 24 horas e foram intensificadas durante a estiagem severa, quando registramos 28 dias consecutivos sem chuva, uma das maiores secas dos últimos 50 anos na cidade — explicou Marc Olichon.
O presidente do SAAE reforça que, em situações pontuais e emergenciais, o rodízio no abastecimento poderá ser reativado para garantir água aos moradores.
Mais Água em Angra
O Plano Mais Água em Angra foi estruturado com ações de curto, médio e longo prazos, previstas para serem executadas até 2028. O investimento estimado apenas no primeiro ano é de, no mínimo, R$ 100 milhões.